pra montar a mala perfeita

A gente se deu conta outro dia que nunca tinha feito post sobre como fazer uma mala. Não sobre a quantidade de peças que tem que levar na mala, mas como montar, mesmo!!! O que a gente coloca por cima, o que coloca por baixo, o que sempre tem que levar, o que precisa levar pouco ou o que precisa levar muito.

E modéstia a parte a gente é muito boa fazedoras de mala, sabia!?! Então aqui estão os nossos “segredinhos”:

* a regra número um é nunca colocar peças demais na mala. A gente procura levar apenas peças-chave que sejam super coordenáveis. A dica preciosa é escolher peças em três ou quatro cores apenas, que combinem entre si (independente da duração e destino). Quem é mais clássica pode optar por três cores neutras e uma cor-colorida, por exemplo cinza + bege + marinho + lilás. E quem é mais informal ou mais criativa pode escolher duas cores neutras e duas cores-coloridas, por exemplo cinza + marinho + lilás + vermelho.

* fazer um “check-list” de tudo que vai precisar diminue a chance de exagerar. E a chance de esquecer alguma coisa super importante é beeeeeem menor!!!

* sapatos pesam e por isso devem ser levados em menor quantidade. Tem que fazer uma seleção bem rigorosa e levar sapatos que possam ser usados em diferentes ocasiões.

* ao contrário dos sapatos, acessórios como cintos, lenços, colares, chapéus, pulseiras, brincos não ocupam muito espaço e podem mudar completamente um look. Dá pra levar bastante.

mala

* na hora de arrumar a mala o melhor é colocar os objetos mais pesados embaixo, junto com lingerie e meias. As camisas, calças e jaquetas podem ser colocadas por último. Blazeres e casacos podem ser dobrados pelo avesso pra que amassem menos. E tem que esvaziar todos os bolsos antes de colocar qualquer peça na mala, OK!?!

* diquinha boa pra caber mais coisa na mala é colocar dentro dos sapatos meias, cintos e itens pequenos (relógio e afins), e depois colocar os sapatos em saquinhos de flanela ou tecido.

* as camisetas podem ser colocadas em rolinhos que assim amassam menos. Pra evitar que as calças amassem o truque é colocar a calça esticada, com as pernas pra fora da mala e pôr algumas camadas de camisetas, saias e shorts por cima e depois dobrar as pernas da calça sobre esse volume. Deu pra entender?

* o ideal é viajar com os sapatos mais pesados e levar um par de meias quentes pros pezinhos não congelarem em lugares com ar condicionado. Quem for viajar de avião tem que levar xampus, cremes, sabonetes e quaisquer outros produtos líquidos em saquinhos plásticos (tipo “ziploc”). Existem frasquinhos em formatos especiais para viagem, que são fofos e super práticos. E é sempre bom levar saquinhos plásticos extras, pra guardar roupas de ginásticas usadas, roupas de banho molhadas, etc..

* como mamãe já dizia em qualquer viagem é sempre bom levar um vestido mais arrumadinho – a gente nunca sabe as oportunidades que podem surgir, né!?! E mesmo que a gente vá pro Alasca tem que levar biquininho. E mesmo que a gente vá pro Sahara tem que levar um casaco mais quentinho – nem que seja pra usar só no avião!

* bolsas só precisam ser três: uma grande, uma média e uma pequena ou uma carteira pra usar nas baladinhas.

* e por último… pra quem vai viajar de avião não é demais recomendar que se leve uma bolsa de mão (pode ser a bolsa grande do item de cima) com uma camiseta fininha, um cardigan ou pashmina, meias e um conjunto de lingerie pra, no caso de algum imprevisto ou extravio envolvendo a bagagem, a gente não correr o risco de ficar maltrapilha.

Mais sobre malas:
texto da Baazar com dicas pra fazer mala
nosso vídeo ensinando a fazer mala pra feriado
malinha pra feriado no campo ou na cidade
malinha pra feriado na praia (um dos primeiros posts do Oficina!!! Fofo, né!?!)

Tags: , , , , 14.05.2009 - 14:15 | Postado por Cristina Categorias: moda e consultoria 40 Comentários

Comentários

40 comentários para "pra montar a mala perfeita"

  • Fê Matsumoto disse:

    14 de 05 de 2009 às 14:30

    Meninas, amei o post!!! Veio super a calhar pq semana que vem tou indo para Espanha.
    Eu seeeempre faço checklist! Minha mãe fala que eu tenho toque! Hehehe… Mas é que facilita na hora de vir embora e não esquecer nada!
    Eu adoro viajar e, por isso, tenho coleção de miniaturas e alguma peças dupla-face (casaco, saia… e a bolsa que eu fiz! hehe) que super valem a pena ter em viagens pq ocupam pouco espaço e dá para variar o look!
    *smacks*

  • Fê Matsumoto disse:

    14 de 05 de 2009 às 14:31

    Ops… TOC (transtorno obssessivo compulsivo)… hehe

  • Maria Ester disse:

    14 de 05 de 2009 às 14:49

    O meu problema é sempre escolher o mínimo de sapatos!!!!!!rsrsrs
    Ah! E levo sempre muitos lenços para variar o visual!!
    A dica de levar uma muda de roupa na bolsa de mão é essencial
    para quem viaja de avião. Uma amiga minha passou um sufôco enorme,
    pois chegou sem malas, num feriado, com todas as lojas fechadas.
    Bjss.

  • Fegalves disse:

    14 de 05 de 2009 às 14:51

    Eu adoooooro fazer mala! E além de um checklist, também separo as combinações por dias… tipo: dia 1 – camisa rosinha + cardigan + jeans + sapatilha. Será que é TOC?

    Outra coisa, meninas: não to conseguindo enviar o e-mail com look nude pro post colaborativo! A caixa de e-mails está cheia?

    Beijossss

  • Jean Jaimmesson disse:

    14 de 05 de 2009 às 15:15

    Meninas!!

    Vai super me ajudar quando eu for para São Paulo (nem tah longe, rá) ver vocês novamente.
    Eu confesso que não pensava em todos esses detalhes, simplismente escolhia as peças que eu mais usava e gostava e colocava dentro da mala!
    Mais um para os favoritos (gente meus favoritos tah enorme de tantos post e dicas legais de vocês!!)
    ^^

  • Eliane disse:

    14 de 05 de 2009 às 15:42

    Ótimo post. Eu acho que eu também tenho TOC rsrs. Eu tbm separo os looks para cada dia de viagem, inclusive pensando nas cores de lingerie e acessórios hahahahaha. assim é mais fácil rsrsrs. Eu preciso é aprender a me organizar para a volta. Já esqueci o meu xampu novinho no hotel várias vezes.rs.

  • alda disse:

    14 de 05 de 2009 às 17:52

    adoro esses posts que falam de arrumação pois sou meio bagunceira rsrs e tenho uma preguiça enorme de arrumar mala, tbm. costumo pensar bem que tipo de sapatos levar, normalmente aqueles que combinarem c/ a maior parte das roupas, pq. não dá p/ levar trocentos sapatos numa mala de viagem de uma semana por exemplo, ah saquinhos são super úteis p/ separar/guardar principalmente roupa molhada, o pior é a volta pq. a mala têm o dobro de coisas daí me sinto o Copperfield fazendo mágica p/ caber tudo rs
    bjuu

  • Fernanda disse:

    14 de 05 de 2009 às 18:07

    CRITINA É A MEEEESTRA DAS MALAS PEQUENAS E FUNCIONAIS, GENTE. FAZER MAA COM ELA É O MILAGRE DA VIDA!

  • Lu Ferreira disse:

    14 de 05 de 2009 às 19:05

    Meninas, acabei de voltar de viagem e fiz um post sobre o que aprendi sobre mals para grandes viagens aqui: http://chatadegalocha.blogspot.com/2009/05/como-fazer-mala-para-grandes-viagens-e.html

    BJU!

  • Bebel disse:

    14 de 05 de 2009 às 20:10

    CUIDADOOO QUE O COMMENT TÁ ENORME! HAHAHA
    Adorei o post. Até porque meu armário nos últimos anos tem se resumido a uma mala, né, com essas viagens ida e volta que não acabam. E o pior é que tudo tem que durar o ano praticamente inteiro. (Sobre)vivo repetindo roupa (Glora Kalil já ensinou que é chic, sim) mas fazendo combinações diferentes, claro! hahaha
    Fazer rolinhos é ótimo. Separar por cores e/ou peças de roupa também ajuda. Sapato pode ir nos cantos da mala, e no centro vão as caixinhas com miniaturas, bugigangas, ou os sacos de shampoo e condicionador.
    Eu e minha mãe já aprendemos (com a Gloria, também) que na hora de fazer a mala, muita coisa é desnecessária. O melhor a fazer é separar tudo e colocar em cima da cama — e aí depois olhar tudo de novo e avaliar antes de colocar na mala! Eu fiz isso e deu super certo antes da minha última viagem pra Luanda, fui a primeira da casa a estar de mala pronta e ainda sobrou espaço pra colocar coisa das minhas mini-hermanas! hahaha
    E eu amo viajar, avião é uma das coisas mais cansativas e preferidas da minha vida. Mas fazer a mala… haja saco viu? haha!
    Beijoca meninas

  • raquel marinho disse:

    14 de 05 de 2009 às 20:24

    Nossa! Vocês são boas mesmo na arrumação da mala! Eu, que vivo pegando a estrada e já aprendi muito com a prática, nunca tinha pensado em aproveitar o interior dos sapatos para guardar algumas coisinhas. Valeu a dica!
    Beijos!

  • Maninha disse:

    14 de 05 de 2009 às 20:38

    Oi Meninas !!!!

    Adorei o post ! Confesso que ainda estou aprendendo a fazer uma mala pequena e útil ao mesmo tempo, mas já melhorei bastante. Acho que quanto mais a gente viaja, mais a gente percebe o tanto de roupa que leva e não usa.

    Vcs bem que podiam fazer um post sobre o que levar numa mala para lua-de-mel. Vou me casar em setembro e já estou preocupada ( sem saber ao certo e com medo ) do que vou levar na viagem ! E aí, gostaram da idéia ?

    Beijocas.

  • Regina C disse:

    14 de 05 de 2009 às 20:49

    Faz 10 anos que viajo pelo menos 75% do ano a trabalho, mas ainda não consegui fazer uma mala pequena….sapatos então não consigo nunca levar menos que 3 pares + havaianas….e a frasqueira, gente do céu, é a coisa que mais pesa na minha mala!!! Mesmo levando “travel sizes” , porque no fim eu acabo levando menos quantidade mas mais variedade hehhehe
    Vale muito também a dica de levar peças chaves na mala de mão, eu já fiquei sem mala e é a pior coisa!!
    Boas dicas!!

  • Alessandra disse:

    14 de 05 de 2009 às 21:37

    Achei o post ótimo, fazer mala bem feita é realmente uma ciência. Eu já sou craque em fazer mala e aplico quase todas essas dicas.

    Só tem uma que eu discordo e faço diferente: essa história dos rolinhos. Zenti, talvez eu que não saiba enrolar, mas toda blusa que eu fazia o tal rolinho amassava horrores. Além do mais, cada dobra que a gente faz é mais volume na mala. Hoje, eu faço o contrário: deixo a peça aberta, esticadinha. Camisetinhas, blusas, suéteres (esses últimos principalmente, fazem um baita volume), por exemplo, vão todos desdobrados, esticadinhos em cima das calças – aquelas que a gente depois vai dobrar as pernas em cima de tudo. Funciona super, se fizer com cuidado não amassa nadinha.

    Mais coisas que sempre tem que ter na mala: um par de havaianas, um mini kit de costura, um casaco impermeável.

  • Cristina disse:

    14 de 05 de 2009 às 22:37

    Adorei as dicas, Na minha próxima viagem farei uma mala bem mais inteligente. Obrigada

  • Carolina G.C disse:

    14 de 05 de 2009 às 23:20

    Sempre quando viajo fico com muitas duvidas…obrigada pelas dicas, vão ajudar demais…
    bjusss

  • Renata disse:

    15 de 05 de 2009 às 09:16

    Adorei as dicas. Mineira morando em Sampa, vou uma vez por mês a BH, e fiquei especialista em fazer malas em 20 minutos. Às vezes faço uma listinha enquanto estou esperando alguma coisa, e depois só checo e coloco tudo na mala.
    Agora, para viagens mais longas, tenho uma dica para dividir, que não tem muito a ver com organização em si. Eu nunca levo uma roupa que está um pouquinho apertada, contando com uma enxugada da dieta. Para viajar, levo as que estão mais soltinhas e confortáveis. Porque em viagem, a gente sempre acaba engordando um pouquinho, né? E nada mais desagradável que aquela roupa que fica te pegando ou sobrando umas gordurinhas…rs… e depois, nas fotos, as tais gordurinhas sempre teimam em aparecer!!!!

  • Marcela de Vasconcellos disse:

    15 de 05 de 2009 às 09:29

    E os sapatos?

    Como selecionar????

    Dúvida cruel…eu com certeza levari a uma amla pequena com uma boa meia dúzia de sapatos.

  • Cristina Uetake disse:

    15 de 05 de 2009 às 12:31

    Sou péssima pra arrumar mala, quero levar a casa TODA! rsrsrs
    Sempre sinto que preciso de TUDO e achei esse post interessantíssimo…
    Quem sabe eu aprendo!!! Bjs

  • Alessandra disse:

    15 de 05 de 2009 às 15:19

    Não tem a ver diretamente com o tópico, mas resolvi deixar aqui, caso alguém se interesse “Dicas de Modas para jornalistas” http://telemultimidia.wordpress.com/2009/05/15/dicas-de-moda-para-reporteres-e-apresentadores/

  • Mycaela Gutierrez disse:

    16 de 05 de 2009 às 00:57

    Adoro!! Juro que vou tentar na minha próxima viagem! Sou a rainha do exagero! hahah

  • jupter disse:

    19 de 05 de 2009 às 09:57

    SAHARA!!!!! Te adoro, Cristi!

  • Marli Pereira da Silva disse:

    22 de 05 de 2009 às 15:29

    recomendo o uso de um vacuumbag quando é necessário levar travesseiros ou edredons.

  • Loo disse:

    24 de 05 de 2009 às 14:32

    há bastante tempo (6 ou 7 anos) eu passo um final de semana fora a cada 2, 3 meses no máximo, seja na praia, seja no interior

    certa vez eu fiz uma listinha com tudo o que precisava levar, de chinelo a leave-in, de pijama a travesseiro, de sandalia de balada a filtro solar

    quando eu não encontrei essa lista fácil bateu um puuuta desespero, fiz outra, mas inshalá acabei achando a original

    check list funciona mooito!

  • juliana disse:

    21 de 11 de 2009 às 18:28

    adorei as dicas é o max.bjs

  • Hélia disse:

    18 de 12 de 2009 às 13:58

    Adorei a dica de dobragem de calças sobre o resto das roupas pra não amassar! E meu maior problema ainda são os sapatos… sempre levo mtos pares por não saber escolher um curinga que dá com tudo. Tem pequenas viagens de fim-de-semana que chego a levar 4, pode?
    Bjos!
    Adoro o blog!!! =P

  • Bruna Lima disse:

    18 de 12 de 2009 às 16:05

    Mto bacana o post meninas!
    Veio em boa hora, to MUITO desesperada pra fazer minha mala!
    Explico: vou fazer intercâmbio em Madrid no semestre que vem. Vou em janeiro e só volto em julho, ou seja, vou pegar friiiiiiiiiio, calor, preciso de roupas pra ir pra facul, roupa pra ficar em casa, roupa pra balada! xP
    Juro, ainda falta um mês pra eu viajar e minha brincadeira preferida nos últimos dias tem sido fzr e desfazer a mala, e depois chorar pq não cabe nada dentro. ¬¬
    Por enquanto é só teste, mas quero ver na hora do ‘pra valer’..
    Certeza q eu vou levar muta coisa inútil e deixar coisas q depois vão me fzr falta! xP
    Mas vou aproveitar as dicas daqui! Certeza que minhas botas vão cheias d cintos, luvas e todos os trecos do mundo dentro! uheuheuheuheuhe

    Adoro o blog meninas! Parabéns!
    Beijos!
    ;*

  • Alê Mariz disse:

    14 de 01 de 2010 às 12:47

    Nossa… meus parabénss !! Vc super me ajudou em como arrumar a minha mala…
    TUdo que separei, antes de colocar, tiro 50% !! E faz uma baita diferença !!!
    Beiijinhos

  • Sarah30 disse:

    29 de 01 de 2010 às 01:36

    If students are willing to find more information about this good post, they will order research papers or buy essay at the research paper writing services.

  • Carol Lancelloti disse:

    08 de 02 de 2010 às 20:25

    Olá, meninas!

    Adoro fazer mala! haha Sempre fui organizadinha: fazia uma lista do que iria levar, baseada em quantos dias iria ficar, com mais algumas peças de emergência… Sacos extras para roupa suja, necessaires separadas para cada coisa, enfim, é tipo um ofício! E quando chego num lugar, tiro tudo, penduro, arrumo, como se fosse meu quarto…
    beijo!

  • Fê Matsu disse:

    02 de 07 de 2010 às 17:31

    Meninas, vi esse link no twitter e voltei a reler o post maravilhoso.

    Tenho uma dica p/ adicionar para quem vai mochilar.
    Mês passado fiquei 1 mês na Europa com o bofe e cada um levou apenas uma mochilinha escolar (não foi nem mochilão pq não caberia no avião low cost).
    O truque foi USAR ZIPLOC!!!!! Esse mesmo, os bons e velhos saquinhos herméticos de cozinha.
    Um grande para camisetas, outro p/ calças, outro p/ vestidos.
    Um pequeno p/ calcinhas, outro p/ meias, outro p/ soutiens, outro p/ toalha (compacta ultra absorvente, que vende na decatlhon http://www.decathlon.com.br/BR/kingcham-rosa-89184113/), outro p/ pijama. Fica tudo a vácuo! hehe
    Daí, dentro da mochilinha levei uma mala expansível da Lacoste p/ trazer toda a muamba! Ela fechadinha fica tamanho 15x10cm e aberta fica gigaaante… hahaha…

    bjos!

    • Fê Matsu disse:

      02 de 07 de 2010 às 17:43

      Detalhe que fomos no final da primavera, início do verão europeu e passamos pelos Alpes (pq o namo geólogo queria ver a geologia) então independentemente da época do ano, lá estaria um vento de cortar a alma!
      Meu truque p/ sobreviver um mês c/ mochilinha escolar foi (além dos ziplocks) usar e abusar de camadas e sobreposições e muuuuitos vestidinhos com meia-calça de lã!
      Repeti apenas um look em um mês de fotos. Já o bofe, foi o contrário, acho que não teve um dia em que ele não repetiu look… hehe

  • Katy Doubleday disse:

    18 de 11 de 2010 às 22:33

    I thought it was going to be some boring old post, but it really compensated for my time. I will post a link to this page on my blog. I am sure my visitors will find that very useful.

  • Silvia disse:

    29 de 12 de 2010 às 12:59

    Ola, adorei as diquinhas!! pra quem vem pra NY curtir um friozinho, seguem mais dicas no nosso blog:
    silviaemarciaemny.wordpress.com
    abs, Silvia.

Deixe seu comentário

Conecte-se através de uma de suas contas ou preencha seus dados abaixo!