Como tingir roupas em casa?

Quem já pintou o cabelo sabe que o resultado depende de muitos fatores, sobretudo da cor do seu cabelo original, do tipo de tinta utilizado e do tipo de fio que você tem. Alguns cabelos são praticamente canudinhos de sugar tinta e permanecem com a dita cuja por séculos, outros agem como se o assunto não fosse com eles.

Com roupa é quase a mesma coisa. Quem quer tingir uma peça sem prejudicar a qualidade dela tem que ficar atendo a esses três fatores: tecido, cor e tinta. Assim como no caso dos cabelos, a base ideal para tintas é um fio claro, grosso e com escamas abertas e a cor ideal é bem escura.

Traduzindo para roupas, a peça mais fácil de tingir sempre será aquela que é toda branca, feita apenas de algodão e que você quer pintar de preto.

A gente conversou com alguns professores e alunos da Faculdade Santa Marcelina e reunimos dicas de como tingir tecidos. Vamos ensinar tudo que você precisa saber sobre os tipos de tecido, cores (da tinta e da roupa) e dois métodos caseiros para salvar aquela peça linda que manchou na lavagem!

Tanto a tinta Guarany quanto a Acrilex são vendidas em armarinhos, casas de artesanato e papelarias. Facinho, né?

Vamos começar explicando o que você precisa observar antes de tingir:

Tipo de tecido:

Os tecidos são divididos em três graus de dificuldade em relação ao tingimento:

Fácil: Tecidos de algodão ou 100% naturais são os mais propícios para tingimento.
Difícil: Tecidos de composição mista podem ou não responder bem ao tingimento.
Grandes chances de dar zebra: Tecidos sintéticos têm grandes chances de zicar o processo e da peça se perder, por isso, pense bem antes de tentar.

Cor do tecido:

Brancos: Tecidos brancos ou em tons claros normalmente alcançam a cor do corante. Sabe quando você compra uma tinta de cabelo e olha a cor da embalagem? Pois então, aquela cor só será atingida pelo cabelo muito claro ou descolorido. Se o seu cabelo já tem uma cor forte, terá que pensar na combinação dos dois tons.

Estampados: Nem adianta tentar transformar um tecido estampado em liso através da coloração. Os estampados só são tingindos na área do tecido que não tem estampa, já que a estampa é como se fosse uma impressão feita pro cima das fibras, imune à tinta.

Coloridos: Tecidos coloridos podem ser tingidos, mas a cor desejada deve ser mais escura que a cor original. O resultado será uma soma da cor original com a cor da tinta. Por exemplo, se você tem uma camiseta amarela e resolve pintar de azul, o resultado será um verde.

Cor da tinta: Quanto mais escura uma cor, mais fácil da tinta pegar no tecido e o resultado ficar legal. Sendo assim, a tinta mais universal é a preta.

Agora que você decidiu realmente tingir a peça, observou o material dela e já escolheu a cor, vamos ensinar os dois métodos caseiros mais legais. Antes de usar qualquer um deles, é necessário que o tecido esteja limpo, sem botões, fivelas e acessórios presos.

Métodos de tingimento caseiro:

Método quente: O método quente utiliza tinta Guarany e um panelão onde você vai esquentar bastante a água misturada com o corante e afogar sem dó a peça lá dentro. Os tons da Guarany não trabalham com meio termo. O verde é tipo uma invasão alienígena, o amarelo é tipo uma febre amarela. Se quiser um tom mais claro, pode colocar menos corante, mas o tempo de fervura (recomendado no rótulo do produto) deve ser o mesmo.

todo frio: O método frio utiliza tinta para tecido Acrilex diluída em água. Coloque um pouquinho de água e de tinta em um balde e vá elimiando todos os gominhos de tinta. Coloque mais tinta e mais água até ficar do tom que você quer. Depois, mergulhe o tecido dentro do líquido e deixe por alguns minutos, para que a fibra possa absorver bem a tinta. Passados os minutos, pendure o tecido no varal pelas extremidades e espere secar. Lembre de pendurar pelo avesso, para não marcar nada. A tinta Acrilex também possibilita a mistura de cores, então, pode criar seus próprios tons!

Tags: , 07.10.2010 - 00:05 | Postado por Juliana Cunha Categorias: na vida real 310 Comentários

Comentários

310 comentários para "Como tingir roupas em casa?"

  • Carol-Alfinetes de Morango disse:

    07 de 10 de 2010 às 00:14

    Meninas
    Outro dia fiz uma experiencia de tingir com cha mate uma echarpe branca.
    Ficou otima, adorei.
    Bjos
    http://www.alfinetesdemorango.com/

  • Dri Afonso disse:

    07 de 10 de 2010 às 00:16

    Olá querida. Adorei o post!
    Passa no meu blog depois p conferir o novo perfil da semana.
    beijos
    http://chatadescarpin.blogspot.com/

  • Lia Domingues disse:

    07 de 10 de 2010 às 01:54

    Isso é tão divertido de fazer!!! :-D

    Como eu experimentei umas artes, aprendi uns truques…
    Então, dá para misturar os corantes e obter umas cores bem legais.
    Aqui eu testei misturas entre as cores primárias:
    http://artesbruxas.blogspot.com/2007/08/tingidinhos.html

    E aqui misturei rosa, pink, vinho e abóbora:
    http://artesbruxas.blogspot.com/2007/08/mais-uma-visita-tingelndia.html

    Se a pessoa quiser cores menos vibrantes ao usar o corante Guarany, é só colocar a tinta mais aguada.
    Ao enxaguar para retirar o excesso de tinta, é aconselhável passar vinagre, que vai “fechar” as escamas do tecido e garantir que não vai desbotar (e nem manchar outras peças na próxima lavagem!).
    Aliás, sempre é bom usar vinagre ao lavar peças coloridas, tingidas ou não, pra garantir que, se alguma tinta soltar um pouco, não vai “pegar” nos outros tecidos.

    Também é importante esperar umas 48 horas antes de lavar de novo essa peça tingida para a tinta fixar legal no tecido.

    Eu já tingi algodão, seda, até tecido sintético… Vale o esforço e faz menos sujeira do que a gente imagina. A melhor dica que recebi foi usar saquinho pra colocar a peça (se couber, pode ser sacão!) e a tinta, assim dá pra mexer/chacoalhar/apertar o saco com as mãos (por fora mesmo), a gente não se suja e a tinta mistura legal no tecido.

    Bjs!!

    • Virginia disse:

      11 de 11 de 2010 às 14:04

      Gostaria de saber se na sua experiência você já tingiu roupas de linha. Tenho uma blusa branca de linha que está ficando amarelada. Na lavanderia me disseram que não poderia ser tingida pois não aguentaria a temperatura ideal para o tingimento, pois a malha fica deformada. Neste caso, você acha que dá para tingir sem ferver?

  • Sil Rodrigues disse:

    07 de 10 de 2010 às 08:25

    A panela tem que ser grande o suficiente para caber a peça de roupa intera dentro da água. Mexer sempre para não manchar. Participei de um concurso onde tingi uma camiseta de malha com casca de cebola. Ficou muito bom!!!!! Fica um tom de areia terrosa. Como conseguir a quantidade de casca? Os sacolões/varejões limpam as cebolas para que elas fiquem lindas nas bancas e descartam as cascas. Só pedir para guardar meio saquinho dsses de supermercado! E não fica cheiro nehum! Não sai na lavagem. Ah, já ia esquecer: coloque as cascas dentro de um saco de tecido, tipo sachê, faça um chá e só depois coloque a roupa para ela não entrar em contato com as cascas.
    bj

    • Cristina disse:

      07 de 10 de 2010 às 09:30

      AMEI essas opções de tingimentos naturais, tipo chá, café, casca de cebola… Tem mais?

      • Lia Domingues disse:

        07 de 10 de 2010 às 13:19

        As patchworkeiras australianas usam o sumo da bananeira, beterraba, blueberry…

      • Sil Rodrigues disse:

        07 de 10 de 2010 às 15:06

        Urucum, açafrão e como a Lia disse aqui abaixo, a beterraba. Estes dias estava pensando sobre a cenoura. Estava ralando umas e vi que o ralador branco ficou laranja. Ainda não testei, mas deve ficar bem legal.
        bj

      • Renata Nory disse:

        08 de 10 de 2010 às 08:29

        O pigmento da cenoura não é solúvel em água; somente em óleo. Por isso, não vai dar certo tentar tingir com cenoura… Já o pigmento da beterraba é hidrossolúvel. Aí pode dar certo sim :)

      • Sil Rodrigues disse:

        09 de 10 de 2010 às 14:29

        Renata, obrigada por avisar. Vc me fez ecomizar tempo e cenouras! Vou fazer um bolo com elas!!!! haha bj

      • selma fantin disse:

        15 de 08 de 2011 às 10:24

        Como devo proceder p/ tingir utilizando a beterraba? vc acha que dá certo p/ uma cor prata (é bem apagado, diria um gelo) e o tecido é sintético.
        Obrigada
        Selma

    • neide paulino disse:

      15 de 11 de 2013 às 13:50

      ouvi dizer q casca de cebola serve também pra clarear o cabelo
      a gente molha o cabelo com o chá das casacas e fica no sol até começar o clareamento.

  • PAULA GOMES disse:

    07 de 10 de 2010 às 09:23

    Meu Deus! Tava precisando muito de um post desses!

  • Keila disse:

    07 de 10 de 2010 às 09:51

    Ótima dica, amei, já estou até pensando em costumizar algumas peças!

    Beijos*

  • andrea disse:

    07 de 10 de 2010 às 09:53

    Ótimo post, eu mesma gosto muito de tingir roupa em casa e o algodão 100% é sempre o mais certeiro.
    Uma outra dica importante é prestar atenção na composição da linha da costura sa peça pois se ela não for algodão pode ficar com uma tonalidade diferente do resto. Experiência prória: Tingi de preto um casaquinho da Zara de algodão ( a cor original era verde) . A etiqueta indicava 100% algodão então ele tingiu lindamente e ficou com tom preto forte. Porém, a etiqueta não dava a composição da linha (nunca dão, né ? ) e a mesma não era de algodão portanto só a linha não tingiu de preto. O casaco ficou com um pesponto verde. Não era bem isso que eu queria mas arrisquei e paguei o preço.
    bjs

    • Leticia disse:

      07 de 10 de 2010 às 16:44

      Pode pintar a linha onde ficou aparente… com caneta permanente. As mesmas que o pessoal vende no centro de São Paulo, como “caneta-marca-CD-DVD-um-reau”. Eu já fiz isso em roupas onde aparecia a costura de outra cor, funciona. E preto é fácil de achar – compre a ponta mais fina que você encontrar, tem na Kalunga e em outras papelarias.

      • Léa Diva disse:

        08 de 10 de 2010 às 10:42

        Que dica maravilhosa, tingi um blaser azul claro de azul marinho, mas a linha continuou azul clarinho. vou experimentar
        sua dica e tomara que dê certo!!! Amei esse blog:))

      • rejane cabral disse:

        19 de 06 de 2011 às 15:33

        Olá. Tenho um blazer de lã (não sei se é natural) e queria tingir de azul marinho. Qual tinta devo usar? Quente ou fria? Poderia me explicar como fizeste o teu blazer? que tamanho o recipiente?
        Obrigada.

    • Ariela Martins disse:

      10 de 03 de 2011 às 16:03

      Para saber se a linha é sintética ou algodão, é fácil. Pegue um pedacinho da linha, do lado de dentro da peça sempre ficam rebarbinhas, aí utilize um esqueiro e queime a pontinha. Se a linha desaparecer por completo é algodão puro, mas se formar um pequena bolinha, parecida até com um plástico é sintética. Só tome cuidado na hora de queimar o pedacinho da linha, ok?

  • Gyovanna disse:

    07 de 10 de 2010 às 11:23

    Geente, contar procês: fui fazer um tye die com agua sanitária numa jegging azul marinho… e a jegging ficou numa cor meio vermelha, com as manchas azuis…! Hahahaha…! Quase morri de susto! A sorte é que ficou legal, e ainda rola de usar… as manchas ficaram irregulares, to tomando coragem! :)
    Vou tentar usar as dicas, e vou ver se me saio melhor nos proximos DIY’s.
    Beijos

  • Maria Ester disse:

    07 de 10 de 2010 às 13:02

    Aprendi com minha e mãe e já tingi muita coisa. Seguindo direitinho as recomendações do fabricante não tem erro.
    Tingir com chá e café dá muito certo!! Tingi uma vez umas rendas brancas e ficaram com tons de bege lindos, meio envelhecidos. Quanto as tintas, sempre usei Tupy ou Guarany, e tingi a quente.
    Algumas dicas:
    - O recipiente onde a água vai ferver tem que ser grande o suficiente para que a peça não fique muito embolada, para o tingimento ficar uniforme. Uma boa opção são aqueles baldes de alumínio antigos, que ainda são vendidos em algumas lojas.
    - Para ter uma idéia da cor, faça um teste com pedacinhos de tecido. No caso do tingimento com chá ou café é muito bom para ter a idéia da cor.
    -Tem chás que dão uma cor mais avermelhada outros não . É bom ter mais de um tipo, e fazer um teste antes apenas com um pouco. SEMPRE COE O CHÁ, para não manchar a peça.
    - Existe no mercado tinta, das marcas que citei acima, para tingir tecidos tecidos de algodão, e para tecidos sintéticos.
    - E a dica mais legal. Compre também um produto que esses fabricantes de tinta vendem que se chama FIXACOR. É um líquido que se usa à frio, no final para fixar a cor. Depois que voce enxagua a peça, e a cor fica como deseja, use o Fixacor como indicado. Já usei e realmente evita desbotar. E o mais legal é que esse produto pode ser usado em outras lavagens e até em roupas que voce observa que costumam desbotar.
    Bjss….saudades.

    • Patricia Magalhaes disse:

      09 de 10 de 2010 às 13:16

      Oi Maria, como vai?
      Sobre o tingimento de rendas…como faço?
      Tenho um vestido de renda liiindo de morrer, branco… O problema é que ele é tao branco quanto eu! rsrs
      Queria dar outro tom a ele e pensei em algo mais claro (azul, lilas, etc).
      Essas rendas que voce tingiu tinham elastano? O meu vestido tem! Da pra tingir a quente?
      Beijos!

      • Maria Ester disse:

        10 de 10 de 2010 às 17:20

        Patrícia, as rendas que tingi foram com chá e eram de algodão.
        Mas tem tinta dessas para tecidos que são vendidas em armarinhos que tingem tecidos sintéticos.
        E a Guarany tem tinta para tingir à frio. Entra em contato com eles e tira as suas dúvidas.
        Bjss.

  • MaGraça disse:

    07 de 10 de 2010 às 15:19

    Se não quizer usar FIXACOR, coloque uma colher de sopa de sal na água junto com a tinta. Muito bom fixador.

  • Fernanda disse:

    07 de 10 de 2010 às 16:36

    Nossa, que post maravilhoso! E os comentários são um show à parte, estou aprendendo muito!

    Estou com um vestido branco fininho (não sei nome de tecidos, hahah) que manchou com alguma coisa amarelada na lavagem, não consigo mais usar. Estava pensando em tingir com chá e dar uma nova carinha pra ele… mas não sabia como!
    Pessoal, eu uso o chá de saquinho ou com a folha mesmo (para o caso de chá preto)? E qual seria a proporção de chá para água? Tem que ficar bem concentrado?

    Beijos e obrigada!

  • Maria Ester disse:

    07 de 10 de 2010 às 20:09

    Fernanda tanto faz o chá de saquinho ou o da folha. Só tem que coar bem, e não pode deixar o saquinho na hora que vai
    tingir.
    Tem que ficar mais para concentrado. E a medida é mais no olhômetro mesmo, pois cada chá é diferente. Acho mais fácil testar num pedaço de tecido para pelo menos ter idéia do tom.
    Uma vez cortei um lenço branco em pedaços para fazer amostras. rsrsrs
    O sal funciona mesmo. Quando não conhecia o Fixacor usava ele.
    Outra dica é deixar mais para escuro, pois voce vai enxaguar e vai sair um pouco da cor. Aliás a cor fica saindo no enxague, e nem sempre a água vai ficar completamente clara. Quando chegar no tom que te agrade coloque o Fixador ou o sal.
    E lembre-se, que TODA ROUPA MOLHADA PARECE MAIS ESCURA. Quando a peça secar vai dar uma ligeira clareada. Leve isso em conta quando estiver decidindo o tom que voce quer fixar.
    Bjss.

  • Chanel ta vendo disse:

    07 de 10 de 2010 às 21:12

    nossa, que maravilhoso isso! estva pensando nisso nesse final de semana mas fiquei super insegura de fazer. agora ja sei a melhor maneira. os comentários ajudam ainda mais.
    beijo

  • Inspiração Fashion disse:

    07 de 10 de 2010 às 22:22

    Adoreiiii a idéia! Assim nossas roupas mais surradas podem ganhar cara nova, sempre bom costumizar, fica uma peça super original!
    Beijosss

  • Dri Afonso disse:

    07 de 10 de 2010 às 23:04

    Amei o post!
    passa no meu blog depois e confere o novo post: http://chatadescarpin.blogspot.com/2010/10/dicas-de-nyc.html
    beijos

  • Patty Komatsu disse:

    08 de 10 de 2010 às 06:39

    gostei vou tentarrrrrrr!!!!
    bjks e obrigada aproveite de uma olhadinha nesse blog interessante
    http://www.duofemme.wordpress.com

  • Carmen disse:

    08 de 10 de 2010 às 06:58

    Bom dia ! Adorei esse blog. Quanto a tingimento sou expert , tinjo camisetas q desbotam e que meu filho gosta, a maioria sao azul marinho e preta. Uso sempre a Guarany , agora vou testar o chá como li acima, e bem recomendado é testar num pedacinho de tecido antes de me aventurar. Nunca havia pensado no chá nem na cebola nem em legumes como beterraba, cenoura, aprendi bastante e fiquei contente em poder passar isso para minhas amigas e etc. Obrigada.
    abraços
    Carmen

  • Claudia Noronha disse:

    08 de 10 de 2010 às 07:18

    Bom dia !

    Adorei a ideia de tingimentos, mas gostaria de saber de funciona com calça jeans, pois tenho duas calças lindas e que são jeans preto mas já estão bem desbotados aparentando bem velhas só que são novas., ai gostaria de saber de é possível tingi-las de de preto.

    Aguardo uma resposta

    • Renata Nory disse:

      08 de 10 de 2010 às 08:34

      Funciona sim, Claudia! Eu já tingi uma calça preta e ficou melhor do que quando nova!

    • Cristina disse:

      08 de 10 de 2010 às 13:29

      Deve dar certo, sim! Porque jeans é algodão. É bom dar uma olhadinha pra ver se não tem mistura de fibras, tipo elastano.

      • Cristiane Figueiredo disse:

        14 de 07 de 2011 às 13:21

        Meninas me ajudem rs
        Estou tingindo nesse momento uma jaqueta jeans branca, 100% algodão, mas meu pai comprou a VIVACOR pra mim e não a TINGECOR… será que vai ficar bom?? Ou melhor não arriscar?? rs

    • carmem lucia disse:

      14 de 02 de 2013 às 18:30

      tingi uma cauça de uniforme do meu marido ,ela era cor caramelo ,tipo cac,queria que ela ficase preta comprei a tinta guarani ,e segui todo o procedimento,mas não deu certo ,ela ficou marron escuro,oq faço para ela ficar preta ,mas tem que ficar bem preta pq é do uniforme.

  • auxpaula disse:

    08 de 10 de 2010 às 07:29

    Já tingi camisa de seda pura branca com chá, deu um bege muito bom, Só que: muito cuidado para não manchar. Chá ou café mancham, enxaguei com sal.
    Outra coisa: não se esqueçam que as tintas “a quente” citadas são tóxicas. Não usar panelas onde vcs. vão cozinhar depois, e não aspirem o vapor do cozimento. Procrar fazer o procedimento em área aberta ou com o exaustor ligado.
    Bola sorte à tingidoras.

  • FRANCISCA disse:

    08 de 10 de 2010 às 07:42

    Bom dia gostei de tudo,a duvida é ref.ao chá e água de legumes,água quente ou fria .precisa ferver.obrigada.resposta p/ meu email.

  • cilea disse:

    08 de 10 de 2010 às 07:56

    olha como e facil

  • Irene Trindade disse:

    08 de 10 de 2010 às 08:06

    Olha, a pintura a frio ficou maravilhosa em uma saída de praia.
    A saída era branca e eu pintei só a barra de verde água. Ficou linda!!!

    Bjssss e te agradeço pelas dicas…

    Deus te ilumine sempre.

  • IDALINA disse:

    08 de 10 de 2010 às 08:30

    Bom Dia, vai também a minha dica de ajuda. Sou mineira, e lá nos faziamos muito o tingimento pra suprir outras nescessidades.
    Hoje fazemos pra customizar Graças a Deus. Minha adorada mãe fazia muitos testes antes do tingimento e um desses ela molhou a peça antes de tingir. Isso mesmo, antes de tingir molhar por igual a peça e deixar escorrer. . Colocar na vazilha com a tinta a peça molhada . Esse processo evita as manchas e o tingimento fica todo uniforme.
    Importante lembrar que, na vazilha com a àgua bem quente quando colocar a tinta, misturar bem antes de colocar as peças a serem tigidas. No exague é importante colocar o sal grosso mesmo com fixador.
    Beijos e otimo divertimento.
    Terapia da Côr. eu adoro fazer isso.

  • ANGELA CRISTINA CINTRA disse:

    08 de 10 de 2010 às 08:44

    PODEM CRER É NATURALÍSSIMO MESMO ESSES MÉTODOS!
    EU TBÉM FAÇO ISSO C/ MINHAS ROUPAS SEMPRE QUE ESTÃO OU MANCHADAS OU DESBOTADAS,MAS GOSTO DA PEÇA!
    FACO ISSO TBÉM C/ MEUS CABELOS QUE SÃO CASTANHOS,TINJO-OS C/ CHÁ DE CASCAS DE CEBOLA (USO DAQUELAS CEBOLAS QUE TEM A CASCA BEM VERMELHAS)DÁ UM RESULTADO ÓTIMO,POIS ENCOBRE MEUS FIOS BRANCOS E DE QUEBRA AINDA AUMENTA O BRILHO DOS CABELOS,FICAM LINDOS C/ UM CASTANHO AVERMELHADO COMO SE TIVESSE TINJIDO NO CABELEIREIRO,PRAS LOURAS DEVE FAZER UM EFEITO DIFERENTE, BASTA TENTAREM E SE ENCORAJAREM E PAGAR PRA VER NÃO É!BEIJOS

    • Naiane disse:

      01 de 11 de 2010 às 15:29

      Oi Angela, ensina direitinho pra gente como é que voce tinge o seu cabelo desse jeito. Beijos

      • Nathalia disse:

        14 de 01 de 2011 às 08:50

        Sou loira e já tingi meu cabelo com casca de cebola. Eu era acostumada a passar camomila e ir pro sol, um dia resolvi passar já de camomila com casca de cebola e deixar secar no sol, meu cabelo ficou AMARELO, AMARELO AMARELO, tive que correr pro cabeleireriro e ele quase não acreditou que aquele amarelão era só por causa do chá.
        PARA AS LOIRAS NÃO RECOMENDO QUE USEM A CASCA DE CEBOLA.

        bejos adorei o blog!

      • tania disse:

        18 de 02 de 2011 às 17:42

        Boa tarde por favaor gostaria de saber como tingir os cabelos com chá de cebola, e quantas cebolar usar com um cabelo com compimento nos ombros , e também toda vez que lavar tem que enxaguar com o cha. obrigada

  • Eliene de Cravalho disse:

    08 de 10 de 2010 às 08:50

    Pessoal, gostaria de saber como tingir calça Jeans, é um jeans um pouco desbotado, se alguem puder me dar umas dicas agradeço. Obrigado.

  • Aline disse:

    08 de 10 de 2010 às 08:51

    Para quem gosta de novidades, faça como eu, leia o o livro “2.500 d.C.” de J Carrera. Nunca vi nada igual!

  • Nanci disse:

    08 de 10 de 2010 às 08:56

    Ja tentei fazer o tingimento a frio e não deu muito certo. Não torci a peça para colocar no varal (e acho q nem deveria,pq mancharia…), mas a tinta escorreu e manchou a peça, não ficou uniforme. O que será q poderia ser feito para isso não acontecer?

  • Mel disse:

    08 de 10 de 2010 às 09:06

    Adorei os comentários!!!

  • Jaci Teixeira mendes disse:

    08 de 10 de 2010 às 09:07

    1)- Deve se pegar a peça de roupa devidamente limpa…
    2)- Mergulhar a mesma em agua, torcer para tirar o excesso
    3)- Após esse procedimento, dai sim com a tita dissolvida e a agua
    ja fervendo em uma vasilha grande, deve se coloar a peça de roupa
    e mexer bem fazendo com que ela ñ se dobre e receba por todos os
    lados a tina.
    4)- Apos isso enxaguar bem em agua corrente(torneira) depois se possivel secar a sombra bem.

    Obs. também existe no mercado um fixador de cor qu pode ser utilizado.

  • Jaci Teixeira mendes disse:

    08 de 10 de 2010 às 09:10

    Obs. peço desculpas pelos erros em algumas palavras, meu teclado ta com problemas.
    Obrigado.

  • Gracinha Maia disse:

    08 de 10 de 2010 às 09:26

    ok eu adorei este site

  • Elizabete disse:

    08 de 10 de 2010 às 09:27

    Gostaria de receber informações de como tingir calça jeans.
    Se possivel enviar a resposta pelo e-mail ficaria muito agradecida.

    Elizabete

  • Elen Marcia disse:

    08 de 10 de 2010 às 09:35

    Gostaria de uma dica, fui lavar uma bluza de malha do meu filho, e manchou
    algumas partes, ela é listrada de branco com cinza, algumas partes branca ,
    ficou pouco rosa, ja fervi com agua, ja coloquei de molho, mas não obtive
    nenhum resultado. O que devo fazer?. Obrigada.

    • Maria José disse:

      08 de 10 de 2010 às 13:09

      Tente uma ação radical: Enxagüe super bem a peça. Não pode ficar nada de sabão ou amaciante, senão vai manchar mais ainda. Dilua um POUCO de água sanitária ou cloro em bastante água limpa. Mergulhe a camisa e deixe descansar um pouco. Enxagüe bem . Já fiz e deu certo.

  • gisele disse:

    08 de 10 de 2010 às 09:46

    gostaria de saber como tingir uma jaqueta jeans.
    adoro a jaqueta,quero uma cor bem parecida.
    jeans claro meio envelhecido.
    Desde já agradeço!

    Gisele

  • Leonor Luisa disse:

    08 de 10 de 2010 às 09:46

    Esse blog é tudo o que eu precisava…obrigada por todas as dicas …quero tentar o cha em uma roupa minha que tem ricos pintados na blusa e na calça …vou tentar e conto como ficou…..bom dia a todas.

  • marcia roberta disse:

    08 de 10 de 2010 às 09:54

    O chá vai saindo com as lavadas, tem que colocar a peça no cha outras vezes pra manter a cor ou fica bastante tempo tingida?

  • Raquel disse:

    08 de 10 de 2010 às 10:12

    Olá!!!
    Muito legal tudo isso aqui, as dicas, idéias. Adorei. Também sempre gostei de fazer esse tipo de trabalho e e o ultimo que fiz foi uma camiseta com o simbolo da Paz que aprendi numa comunidade do orkut. Ficou muito legal mesmo.
    Parabéns pelo trabalho de vcs.
    Raquel…

  • Maria disse:

    08 de 10 de 2010 às 10:15

    Olá, meninas! Não querendo dar uma de “ecochata”, tentem fazer os tingimentos em casa com os produtos naturais(café, chá, cebola e etc). Lembre-se que um pouco de água com corante pode se transformar em litros e litros de água colorida quando jogada no esgoto, além de alguns conterem materias “tóxicos”.

    • Fernanda disse:

      08 de 10 de 2010 às 12:04

      Entendi… mas qual seria a forma correta de dispensar a água com corante?

      • Maria disse:

        12 de 10 de 2010 às 10:25

        Como as empresas geralmente contam com sistemas especificos, o ideal em casa seria usar a idéia das meninas e fazer com produtos naturais ou verificar se há alguma lavanderia de tingimento próximo a sua casa que possa te ajudar a descartar este material.

  • Ana disse:

    08 de 10 de 2010 às 10:35

    Adorei a materia! E foram pergunta pras pessoas certas, sou formada na santa marcelina, e desde o 1o ano sempre tingi os tecidos dos meus trabalhos. Até no meu trabalho de graduação eu tingi todos os tecidos. Deixa o trabalho único, e dá pra conseguir a tabela de cores exata. Ainda hoje eu ainda faço isso. Misturo tintas, faço testes, mudo o tempo que deixo o tecido na água.

  • Alimar disse:

    08 de 10 de 2010 às 10:50

    Quando a roupa é lavada com outras cores e mancha com uma cor diferente, por ex. , branco que manchou de azul, amarelo que manchou de marron, etc., uma opção pra igualar a cor novamente é FERVER A ROUPA EM ÁGUA PURA até que a mancha saia. Já aconteceu comigo e eu consegui recuperar a peça fazendo isso. Fica perfeito.

  • leide disse:

    08 de 10 de 2010 às 10:53

    Gente adorei!
    Já perdi muitas roupas por mancharem…
    Ah tenho umas dicas tb:
    Pra tirar ferrugem:
    Tem uma fruta chamada,( não sei se é o nome cientifico)Beriberi, é só cortá-la esfregar na mancha e por um pouco ao sol, e retirar quando a mancha sair.
    Pra roupa manchada de tinta de outra roupa é só ferver com leite liquido e agua.
    Bj!

    • Rosy Rangel disse:

      14 de 12 de 2010 às 09:34

      oi Leide…legal sua dica,mais achar essa fruta deve ser meio complicado…no supermercado vc encontra um produto por nome TEXORIN,eh só aplicar sobre a ferrugem,deixar por uns minutos e pronto…um abraço…

    • eva de moura ribeiro disse:

      08 de 03 de 2012 às 15:12

      eva TIRAR MANCHA DE FERRUGEM LIMAÕ E SAL e tem um produto no supermecado tambem ok

    • carlos disse:

      31 de 03 de 2012 às 18:08

      uma dica:cobrir a mancha de ferrugem com sal,colocar umas gotas de vinagre e expor ao sol,tbem funciona!Obs experimentei em roupas brancas.

  • Sônia disse:

    08 de 10 de 2010 às 10:59

    Dica: ao lavar uma peça tingida, sempre colocar na água uma colher bem cheia de sal. Isso ajudará na manutenção da cor.
    bjus,

  • ana kara disse:

    08 de 10 de 2010 às 11:09

    adoro mudar o visual de minhas peças e adorei as dicas, apesar de já ter usado varias delas, amo amarrar camisetas para dar o tom sobre tom ou até mesmo em cores escuras usar a agua sanitária….ficam lindas….logico com amarrações ou grafitagem com um isolante (papelão,chapa de raio X) para os lados (frente/costas e mangas)…..bjos.

    • vanessa disse:

      01 de 02 de 2012 às 16:10

      Nossa!!! Ana que ideias legais, como faço essa grafitagem com chapa de raio X tenho um monte e sempre fico olhando para elas e pensando o que fazer, sempre soube que serviria para algo. Ensina vai?! Obrigada

  • Imara disse:

    08 de 10 de 2010 às 11:11

    Oi Sil,
    Se você quizer que o ralador branco, manchado pela cenoura, fique novamente branquinho, é só deixá-lo de molho em água com cândida.
    Abr.

  • Imara disse:

    08 de 10 de 2010 às 11:13

    Não é repetido, pq é a 1º vez que comento.
    Imara

  • Cassia disse:

    08 de 10 de 2010 às 11:25

    De grande utilidade as informações, valeu.

  • Ana Clara disse:

    08 de 10 de 2010 às 11:34

    Oi meninas. Tenho uma regata de SEDA marrom liiiinda que manchou na lavegem e gostaria de tingir de marrom mais escuro (ou preto). Alguem sabe qual a melhor tinta pra isso??? bjs e obrigada.
    Clara

  • Iria Martinelli disse:

    08 de 10 de 2010 às 11:43

    Bom dia!!! Também adorei as dicas, principalmente as dos chás e café!!! Tenho um casaco que quero tingir de preto, mas ele tem zíper. Tem algum problema? Posso tingi-lo normalmente?
    Obrigada e parabéns pelo blog!!!
    Abraço

  • Luana disse:

    08 de 10 de 2010 às 12:14

    Oii
    Adoro seu blog! Sempre faço uma visitinha para buscar informações, inspirações…
    Estou postando em meu blog looks montados a partir de cores contrastantes, cores frias com quentes. Estão saindo posts bem interessantes. Dá uma olhadinha lá e vê o que acha!
    http://www.luanacrescente.blogspot.com
    bjim

  • Paula disse:

    08 de 10 de 2010 às 12:17

    Nossa, muita coincidencia esse post, essa semana fui ao Clube Amostra Grátis e peguei uma tintura nova da Guarany que tinge com água fria, vem numa embalagem com o kit completo para a pintura, com bisnaga, luvas e elasticos para fazer a arte que quiser. Achei muito prático pois não precisa de panela, e fazer aquela bagunça na cozinha.
    Ainda não vi o produto a venda, mas fica a dica pra quem gosta de mudar as roupas velhas como eu… o produto chama color evolution, algo assim… e tem diversas cores.
    abraços

  • Pamela Nakagawa disse:

    08 de 10 de 2010 às 12:50

    Oi! Eu tenho uma blusa preta que tá desbotando,eu queria tingir ela de preta!Só que ela tem uma estampa branca enorme na parte da frente! Eu posso tingir usando esse metodo? Tô com receio de manchar a estampa

    • Fernanda disse:

      08 de 10 de 2010 às 15:16

      Se vc mergulhar na água com tinta, vai manchar sim. As meninas dizem isso no texto, dá uma olhada.

      • Matheus disse:

        13 de 11 de 2011 às 15:28

        Não, pelo que eu entendi ela falou o contrário: “Os estampados só são tingindos na área do tecido que não tem estampa”.
        Estou no mesmo caso da pamela…

  • Clarice disse:

    08 de 10 de 2010 às 12:54

    Achei as informações excelentes , as dicas são ótimas.
    Tenho um blazer vermelho , mas gostaria de tingi-lp para que ficasse marrom,aí pensei que talvez ele fique cor de cerâmica….
    Corro esse risco?

  • Fatima disse:

    08 de 10 de 2010 às 12:57

    Ola boa tarde! Nossa qto comentario bom de voces! Veio de encontro às minhsas necessidades, pois minha empregada manchou uma camiseta nova do meu filho, cor meio cinza claro com uma estampa escura na fente, manchou de branco bem no decote, que tinta teria q usar para ficar boa? o q vcs sugerem? não posso mais errar nesta peça rs
    obrigada, bom fnds a todas vcs.
    Fátima

  • Cristina disse:

    08 de 10 de 2010 às 13:44

    Pras meninas que querem tingir jeans, provavelmente não tem problema nenhum, tem tudo pra dar certo porque jeans é algodão, mas vale a pena verificar na composição do tecido se não tem nenhuma mistura de fibras, tipo elastno que podem atrapalhar no processo.
    Pra tingimento de peças estampadas: a tinta não pega na estampa então vai mudar a cor da roupa, mas não totalmente onde a peça é estampada!

    • ingridi caroline disse:

      09 de 01 de 2013 às 15:45

      oiiiiiiiiiiiiii gostaria de saber como faco para tingir uma roupa ton pastel

    • Nathy disse:

      09 de 04 de 2013 às 15:21

      E no caso de calça jeans branca, se eu tingir de vermelho a linha será tingida?
      Tenho várias peças brancas que gostaria de tingir, porém tenho essa dúvida. Alguém pode me ajudar?

    • Marly Cardoso disse:

      23 de 07 de 2013 às 18:23

      Já tingi algumas calças jeans à quente, só que elas ficaram brilhando, logo se percebe que é tingida. É normal isso acontecer com todas as tintas?
      Não posso tingir calças com elastano?
      Tenho que ficar mexendo a roupa enquanto está na água pra evitar manchas? Qual o tempo suficiente? Quanta dúvida hein…rsrsrsrs

  • Andressa disse:

    08 de 10 de 2010 às 14:50

    Boa Tarde meninas!!!!
    Trabalho aqui na Guarany (onde faz corantes), e simplesmente adorei esse blog com varias dicas de tingimento, e pelo jeito elas funcionam mesmo! Ja tingi aqui na empresa e é uma terapia sem duvida! Molhar a peça antes de tingir pra cor ficar uniforme é fato, usar o FIXACOR depois do tingimento é otimo pra peça nao desbotar, e o recomendado é usar a cada duas lavagens pra cor durar mais. Pra tingir jeans vcs podem usar o COLORJEANS, funciona que é uma beleza. Vcs precisam conhecer agora o COLO[R]EVOLUTION da Guarany,corante a frio, as cores sao vibrantes e dao um resultado muitoooooooooooo lindo mesmo (www.colorevolution.com.br). Se tiverem duvida sobre tingimento com nossos corantes, mandem email pra gnt ~> sac@guaranyind.com.br

    Beijinhos ♥

  • Stephanie disse:

    08 de 10 de 2010 às 16:11

    Juliana, a Guarany tem um corante específico para tingimento a frio, o Color Evolution, que é bem mais prático e o resultado é ótimo!

  • Dri Afonso disse:

    08 de 10 de 2010 às 22:18

    Oi querida, tudo bem?
    Poxa, estou aqui todos os dias….n me canso!
    seu blog é muito legal!
    Eu linkei o Oficina de Estilo no meu blog, ok?
    Espero que goste!
    http://chatadescarpin.blogspot.com/
    beijos,
    Dri

  • Luziane disse:

    11 de 10 de 2010 às 23:47

    Oi,meninas!!adoro o blog de vocês…e esse post veio para me salvar!!!rsrs
    Estou estudando moda,e estamos reciclando peças jeans para a oficina de sustentabilidade.Quero saber se esse método se adapta ao jeans e se é mais indicado utilizar água quente ou fria.Agradeço previamente a ajuda de vocês,parabéns pelo blog.
    Há pouco mais de um mês fiz o meu,se puderem dar uma olhada e dizer o que acharam vou amar!!=) hehe

    bj,
    luzi
    http://www.de-sapatilha.blogspot.com

  • Ana disse:

    14 de 10 de 2010 às 14:47

    Juliana,

    Tudo bem?

    Além das tintas mencionadas em sua reportagem, a Guarany tem também o Colorevolution, o primeiro corante a frio do mercado brasileiro, que foi lançado em 2009. O processo dispensa a fervura. Confira mais detalhes no site: http://www.colorevolution.com.br

    Abs. Ana

  • Marina disse:

    20 de 10 de 2010 às 15:48

    Oi meninas, visito sempre que posso e adoro as dicas.
    Eu manchei um macaquinho meu(estilo fraldão) lindo. nas laterais somente, ele é um tipo de jeans antigo beeem clarinho
    e eu gostaria de saber se é adequado tingir esse jeans em casa?

    abçs

  • darli lozano disse:

    18 de 11 de 2010 às 06:01

    Oi, adorei as dicas…, só que estou com um problema preciso tingir algumas roupas de uniforme 100% algodão na cor vinho e somete o corante vinho deixa a roupa muito uva e a cor que preciso e BORDo ( vinho bem fechado), então misturei ( marron, preto e vinho ), mas não chego a cor, o que estou fazendo de errado?

  • klaudiakremp disse:

    19 de 11 de 2010 às 14:42

    achei bem legal o que vcs disseram, mas a minha longa exp.( 63 aninhos) me diz que é mais fácil tingir sintéticos c/a tinta certa do que algodão. Camiseta brca de alg. é um perigo! se tiver usado uma única x com desod. já era. A tinta vai direto sobre qq mancha mesmo invisível…Já a sintex ou similar é ótima para biquinis que a gente adora mas ficaram desbotados. pode acreditar. bjuss.

  • Cris KMR disse:

    22 de 11 de 2010 às 11:45

    Meninas, adorei a dica e quero tentar.. tenho um vestido de algodão rosa bem clarinho, com aplicação de rendas e fitas, que quero tingor de preto. Já sei que a renda e a fita não vão tingir, então acho que o resultado vai ficar bem legal. Pretendo usar o método a frio, mas queria saber qual a proporção de água para dissolver a tinta de tecido, e se um tubinho só é suficiente. Vcs já estão nos meus favoritos! Bjs bjs bjs

  • Glaucia Renepont disse:

    24 de 11 de 2010 às 17:51

    que cores devo misturar e qual a proporção ,para obter um tom de rosa velho? é uma renda branca sintética,grata

  • Rose disse:

    14 de 12 de 2010 às 13:49

    Tenho uma blusa vermelha ,mas gostaria de tingir de roxo. Que cor devo usar para conseguir o efeito desejado? Grata. Rose.

  • Rose disse:

    14 de 12 de 2010 às 15:14

    Que cores devo misturar no tingimento para obter lilás, para tingir tecido misto( viscose e elastano) o tecido é vermelho. Obrigada.

  • Rose disse:

    14 de 12 de 2010 às 15:14

    Que cores devo misturar no tingimento para obter lilás, para tingir tecido misto( viscose e elastano) o tecido atual é vermelho. Obrigada.

  • joao cacko disse:

    19 de 12 de 2010 às 16:24

    ola.
    como estilista a 30 anos, recomendo a vcs que utilizem a forma mais simples de tingimento mesmo em tecidos dificeis, como poliester e outros mais, basta colocar tinta para tecido diluido em alcool, umidecer bem todo o tecido ou a roupa ja pronta, e deixar secar ao sol, isso faz com que a tintura nunca saia, é o processo mais rapido e simples que ja aprendi, pois , utilizo-o em meu atelie a 30 anos.
    um abraco
    joao cacko

  • helena disse:

    05 de 01 de 2011 às 10:27

    gente “xou’ nunca visitei este blog mas amei, estou a procura de alguma coisa que possa tingir meus cabelos sem ser tinta pois tenho muita alergia a tintas principalmente e hoje aprendi que chá , café tambem tingem nunca pensei nisso ótimo maravilhoso vou colocar no cabelo depois conto p vces bjinhs.

  • Marilia Andrade disse:

    07 de 02 de 2011 às 10:29

    Otimo este blog.Booom mesmo. Gostaria de deixar outra dica, tingir com Curcuma (Açafrao).Pode ser a frio ou a quente.

  • Marilia Andrade disse:

    07 de 02 de 2011 às 10:36

    Mandei meu endereço errado.Aqui esta certo.

  • tania disse:

    18 de 02 de 2011 às 17:49

    tenho uma camseta que manchou com agua sanitaria como é nova o que faço com ela , pois nao encontrei o guarany da mesma cor . obrigada

  • vinicius disse:

    23 de 02 de 2011 às 20:53

    estou com um moletom azul, com uma imagem atras, um desenho quero pintar ele de preto, sera que rola ?

  • Julia disse:

    28 de 02 de 2011 às 18:22

    Oi gente. Tenho uma camiseta vermelho-cereja e ela tem um escrito branco, que parece feito com spray; queria o tampar desenho. Daí pensei em tingir de preto e depois fazer meu próprio stencil com spray branco pra tecido. Será que dá certo ?

  • Cleo disse:

    03 de 03 de 2011 às 13:56

    Acabei de comprar uma blusa de linha verde e minha funcionária manchou com Qboa e onde pegou ficou meio amarelada o que faço para poder usar essa blusa pela primeira vez? tingir, manchar mais com a Qboa, o que eu faço…………..obrigada

  • Léia disse:

    05 de 03 de 2011 às 15:36

    Oii meniinas eu useii no fim do ano um vestido longo branco de algodão com forro de poliester !
    só q eu qro mudar a cor dele para o azul ou uma outra cor leve tbm ! só q como ele tem elastico,falam q
    com o tingimento ele perde o elastico !
    Então qro q vcs me deêm uma dica se eu posso tingir sem problemas e se posso tingiir tbm em casa!
    Um bj !

  • cleo disse:

    10 de 04 de 2011 às 21:20

    Tenho um casaco que amo, tem um corte perfeito mas é laranja e quero mudar de cor. Que cor posso tingir para obter uma cor legal?

  • Gisela disse:

    16 de 04 de 2011 às 18:04

    Gostaria da seber que peguimento devo usar para descolorir, crepe de seda (chifon).

  • Marilene disse:

    01 de 05 de 2011 às 09:00

    Ameeeiii esse blog! quero fazer bichinhos ,babadores para minha netinha que vai nascer em outubro e vou tingir com o chá. Também a dica da tintura a frio foi excelente pois tenho uma bolsa da Osklen preta que descorou a alça. Será que funciona?

  • Carina disse:

    17 de 05 de 2011 às 05:05

    Blog ó-ti-mo. Li todos os comments, mas ninguem perguntou sobre veludo, tenho um casaco lindo antigo, ta dsbotadinho, é marrom, mas pretendo deixa-lo preto, como tingo-o? A frio ou quente? Bjin

  • mirian disse:

    19 de 05 de 2011 às 17:07

    Oi !!Sera q vcs teriam alguma dica,sobre tingimento de uma manga de um casaco de antilope pra me da????
    Meu casaco ficou exposto por mt tempo de um lado só no sol.Por isso manchou.
    E ñ sei o q fazer.BJO

  • Suely Glória disse:

    23 de 05 de 2011 às 15:11

    Boa tarde! adorei o blog, as Dicas muito legal! Estou precisando da opinião de vcs; Tenho um casaco de linha (inverno) na cor cinza médio está bem novinho nem foi lavado ,mas gostaria de tingí-lo com um tom bem mais escuro,porém tenho medo de manchar pensei até num tom de vinho escuro ou mesmo um cinza bem grafite.Mas qual o tipo de tinta para essas linhas de tricô? Muito obrigada.

  • marcelo(jabuti) disse:

    23 de 05 de 2011 às 16:44

    ola td bem, gostaria de saber se tem com tingir uma jaqueta cujo o material é parecido com tecido de paraquedas quase nylon.obrigado thcauuuuu

  • Adriana nunes disse:

    29 de 05 de 2011 às 23:49

    Olá gostaria de uma ajuda pois comprei um macacão cor laranja muito caro depois de um dia de uso coloquei para lavar e quando estava no varal no cabide proximo a um vestido preto o vento ficou batendo o vestido no macação depois de seco eu percebir que o vestido tinha salpicado no macação no quadril não consigo retirar a manhã de uma dica mesmo que seja para reforma-lo muito obrigado

  • Simone Porto disse:

    30 de 05 de 2011 às 10:51

    Bom dia!!!
    Eu adorei as dicas, pois estava muito frustrada, estou com várias roupas manchadas, sendo que não sei como estou manchando as roupas pretas, ficam descoradas ou amarronzadas, e isso me deixa nervosa, pois normalmente são roupas de meu marido ou minha filha e fico super sem graça… E eu ja lavo tudo separado, preto junto com cores escuras, roupas claras com roupas claras, e brancos separados, mais não sei o que acontece… Dessa última vez percebi que foi uma blusa marrom que manchou os pretos…
    Agora vou tentar tingir as pretas pelomenos.

    • simone disse:

      02 de 07 de 2011 às 23:53

      Já sei o que acontece, vc lava separado mais entretanto o importante é enxaguar bem e colocar para secar a sombra sempreeeeeeee beijos.

  • carolina disse:

    19 de 06 de 2011 às 21:46

    Ola, adorei as dicas e se possivel gostaria de uma ajudinha. Tenho um vestidinho muito estampado, todo colorido e gostaria de torná-lo preto. Será que da certo?

  • elisabeth s. coelho disse:

    20 de 06 de 2011 às 09:28

    gostaria de saber se posso usar a tinta tupu para roupas sintéticas e o tingimento é a frio e qto tempo preciso deixar. aguardo resposta.atenciosamente elisabeth

  • FERNANDA PALHARES disse:

    24 de 06 de 2011 às 14:08

    Por favor, me orientem da melhor forma, comprei um casaco lindo de sarja caneladinha, cor entre caqui e areia, mas espirrou um liquido odontologico a base de agua sanitaria, na hora não notei que havia manchado, só percebi no outro dia. Ficou com gotinhas desbotadas por cloro, perdi o casaco!!!! Como posso fazer? Tingir?

  • Barbara disse:

    05 de 07 de 2011 às 05:32

    oooie tudo bem? *–*
    Então, na epoca que saiu aquela moda colorida, por causa das bandas que se vestiam que nem palhaços coloridos (nunca gostei dessas bandas), eu simplesmente não apoiava essa moda , não gostava nem nada, quando fue ao shop vi aquelas calças coloridas e simplesmente me apaixonei, não gente não passei a gostar de restart muito menos me vestir da cabeça ao pé coloridamente, eu apenas gostei da cor das calças pois sempre procuro estar na moda e gosto de cor sabe?.. dae fikei pensando se não ia pegar mal uma roqueira usar uma calça colorida.. e cheguei a conclusão que usava o qe queria e a cor da roupa não ia me prejudicar em nada, então comprei a calça de uma cor verde claro.. tinha verde escuro na loja tipo folha de arvore mais não curti e gostei da verde clara.. só que não estou mais gostando da cor e quero mudar entao resolvi tingi-la, só que queria tingi-la de branco será que rola? ou vou ter que pintar de uma cor mais escura que a calça? Obrigado, espero resposta
    Beeijos

  • Flaviane disse:

    16 de 07 de 2011 às 14:09

    Oi meninas, tenho um macacão de malha azul bem vivo e gostaria de mudá-lo para preto; minhas dúvidas são;
    - Possso tingir malha?
    -É melhor o tingimento frio ou quente?
    Agradeço se alguém me ajudar!!!

  • Silas Gonçalves disse:

    18 de 07 de 2011 às 19:57

    tenho uma camisa marrom e quero que ela fique vermelha se eu tingindo ela fica?

  • Lidi disse:

    19 de 07 de 2011 às 23:11

    Por favor me ajudem comprei um sapato de camurça roxo e ele desbotou, desejo pintar da mesma cor mas não acho nenhum lugar para pintar o meu sapato. Como posso proceder nesta situação

  • Marcos Cassilhas disse:

    09 de 08 de 2011 às 23:20

    Adorei o post e o site de vcs!!!Gostaria de saber se consigo tingir um vestido de noiva branco, que é feito de tafetá, tule, e bordados de pérola, com alguns apliques de um tipo de paêtê furta cor levado pro marfim? Gostaria de tingir o vestido de preto para que ele sirva para compor um figurino teatral, já que ele parece aqueles vestidos de dama antiga do sec. XIX. Vcs acham que devo tingir como? Será que a tinta pega no tecido e nos bordados? Como vão ficar as pérolas? Agradeço desde já.

  • →MoaaA¬¬ disse:

    15 de 08 de 2011 às 10:43

    Por favor me respondam uma pergunta: se eu tingir de preto um vestido verde escuro, que cor vai ficar ??

  • luciana disse:

    17 de 08 de 2011 às 13:07

    por favor me respondam : essa técnica serve para tecidos jeans?

  • camila.D disse:

    18 de 08 de 2011 às 11:20

    oiii tud bemm?? keridas me ajudem eu kero saber se pode tingir,tule, renda e seda lembrando q as peças são brancas..!!
    bjkass

  • marcelle disse:

    23 de 08 de 2011 às 10:38

    Adorei as dicas de tingimento!!! bjkas!!! sucesso pra vcs!!!

  • raquel sf disse:

    23 de 08 de 2011 às 12:47

    Tenho uma camisa social 100% algodão que foi atingida por água sanitária e ficou toda manchada. Ela é azul royal e agora está cheia da manchas rosas por causa da água sanitária. Vou tentar tingir com azul escuro, mas queria saber se nesse caso, manchas de água sanitária vão deixar a roupa manchada após o tingimento? ou seria melhor, antes de tingir, desbotar toda a camisa com água sanitária? me ajudem! Obrigada.

  • FLAVIA RAU AKASHI disse:

    25 de 08 de 2011 às 10:01

    Gente, é uma coisa né? Nunca tive muita roupa de marca, mas comprei uma bermuda social de SEDA na França é da marca Cacharel, comprei em um brechó, ela é simplesmente linda! Eu sou super cuidadosa com roupas mas eu fiz uma coisa terrivel, fiquei arrazda! Sabia que por ser 100% SEDA (Esta escrito nela!) Tinha sempre que lavar com cuidado, mas um dia eu coloquei no sabao em pó, resultado ficou com umas manchas, aquelas bolinhas do saob em pó sabe? acho que desbotou mesmo, poucas mas ficou feio, estou com medo de tingir e estragar mais! Queria um conselho de quem realmente entende, para eu me sentir mais segura, ja procurei saber e SEDA NATURAL: Use o VIVACOR da Guarany. Pensei no Azul marinho. Me ajudem please! Gente muito muito Obrigada !

  • jacqueline disse:

    25 de 08 de 2011 às 13:04

    oiiiii gostaria de saber como faço para tingir apenas uma listra da blusa que saiu a cor quando coloquei de molho a cor´da listra era preta por favor alguem me ajuda a blusa é do meu marido ele vai ficar doido quando ve obrigada

  • Elaine Cristina Luna disse:

    27 de 08 de 2011 às 16:31

    Olá, gostaria de tirar uma dúvida, será que alguém pode me ajudar HELP!!!!!!!
    Minha filha tem uma festa pra ir, e tem uma bluzinha linda, que é da cor beje, quase igual a esse fundo em que estou escrevendo agora kkkkkk! Então, ela gostara de tingir de lilás, mas não sei se existe cor para tingir a quente, já me dei tão mal tiingindo roupas que teho medo de estragar a blusa de vez… é de algodão, e ela quer tingir, por causa de uma pequena mancha de candida que acabou estragando a blusa…será que esse tingimento a fio funciona mesmo???? Fica da cor que a gente quer e não mancha????? Será que alguém pode me dar umas dicas??? Obrigada Bjs

  • Jane disse:

    02 de 09 de 2011 às 12:57

    tenho uma calça de cor amarela e queria tingir de preto, fica legal?

  • Aline disse:

    09 de 09 de 2011 às 10:12

    Tentei tingir uma calça jeans de preto, com a Mistura quente, e não deu certo. Vou tentar o método frio, pra ver se fica preto de verdade!

  • Dhian disse:

    09 de 09 de 2011 às 13:16

    Eu tentei tingir uma calça preta que estava desbotada e ficando verde mais no termino de tudo ela ficou roxa, o que eu errei?

  • Dhian disse:

    09 de 09 de 2011 às 13:17

    tentei tingir uma calça preta que estava desbotando e ficando verde mais ela acabou ficando quase roxa, o que eu errei?

  • sidnei disse:

    13 de 09 de 2011 às 06:30

    MENTIRA A TINTA QUARANI MAO PRESTA EU TESTEI

  • Valquiria disse:

    17 de 09 de 2011 às 14:02

    Manchei uma blusa de algodão amarela com corações azuis de esmalte vermelho, erá q se eu tingir de azul vai funcionar?? o q uso para o tingimento?

  • MARIA DE FATIMA RABELO PROFETA disse:

    22 de 09 de 2011 às 10:41

    Pessoal, dá super certo tingir a quente uma peça de preto com a guarany para tecido não sintético, usando 3 tubos de tinta preta +um de tubo azul marinho: a trama da roupa realmente fica preta e não cinza escurto, com tonalidade “cor de foba” kkkkk Esse termo não existe, eu que inventei, mas como define bem!!!!! kkkkkk

  • FATIMA PROFETA disse:

    22 de 09 de 2011 às 10:45

    Aproveitando a oportunidade, gostaria que alguém me desse a dica de tingir uma peça de renda branca sintética com o azul jeans (nem escuro, nem claro, seria tipo “médio tom de jeans”,

  • Nilva disse:

    27 de 09 de 2011 às 07:09

    achei ótimas as dicas, mas gostaria de aproveitar a deixa e perguntar se posso usar tinta guarany p/ tingir á frio? abcs.

  • Nilva disse:

    27 de 09 de 2011 às 07:16

    posso tingir roupas com tintas guarany a frio, alguém pode me responder? abcs.

  • Nilva disse:

    27 de 09 de 2011 às 07:18

    posso tingir roupa com tinta guarany a frio?

  • ione torres disse:

    02 de 10 de 2011 às 22:56

    infelismente fui pintar meus cabelos e pintou minha calca jeans.Manchou que fazer?Me ajude

  • Paulinha disse:

    03 de 10 de 2011 às 14:58

    Meninas, roubaram esse post de vcs dois dias depois que vcs postaram (há séculos).
    Vejam:
    http://modacomfa.blogspot.com/2010/10/como-tingir-roupas-em-casa.html

  • Carla disse:

    14 de 10 de 2011 às 14:36

    Olá! Dá pra tingir chamois?
    Obrigada!

  • LILIAN RODRIGUES disse:

    15 de 10 de 2011 às 12:59

    OLA GOSTARIA DE SABER COMO POSSO FAZER PARA TINGIR RENDA BRANCA??
    BLUSA EM RENDA CON LYCRA… TEM COMO???

  • Mabel Vaz de Oliveira disse:

    17 de 10 de 2011 às 20:32

    olá!gostaria de saber como pintar renda de algodão com agrilex pois tem mais
    opição de cores,e como faço pra não manchar???

  • jaki disse:

    18 de 10 de 2011 às 13:49

    nossa amei vo ii direto faze isso !

  • lucia disse:

    25 de 10 de 2011 às 14:27

    Ola!Gostaria de saber como devo fazer para tingir um macacao verde,pois manchei com alvejante posso passar a mesma cor vai pegar?

  • márcia cristina disse:

    26 de 10 de 2011 às 17:49

    Achei ótima a dica que vcs dão sobre o tingimento de roupas a frio. Vou usar essa técnica´na escola onde trabalho .

  • Bruna disse:

    31 de 10 de 2011 às 10:15

    Preciso urgente de uma ajuda!!!! Comprei uma bolsa pela internet, para combinar com um sapato verde limão!! A bolsa chegou e é linda, porém é flúor!!! Tenho um casamento no sábado.. Gostaria de saber se tem como eu tingir a bolsa que é verde neon? Ela é de material sintético. Se existisse uma graxa ou pasta para envelhecer a cor seria o ideal. Não tenho como trocar a cor ate sexta! O ruim é que quando conotei a bolsa, a cor parecia um verde e agora me dei por conta, que a foto estava sem o flash!!! Porque a bolsa é muito neon!!!! Me ajudem!!!! Tem alguma pasta que posso passar pra tirar o neon? Deixar a cor mais escura??? Obrigada!!!!!

  • bruna disse:

    05 de 11 de 2011 às 18:56

    Olá, queria saber se posso tingir uma calça jeans azul meio escuro de preto,
    sendo que é 91% algodão/ 7% polyester /2% elastano ?

    muito obrigada :*

  • rosemary disse:

    06 de 11 de 2011 às 09:33

    gostei muito das dicas de voces vou tentar tirar a mancha da camiseta branca

  • Aline Assis disse:

    07 de 11 de 2011 às 16:38

    Olá meninas
    tudo bem?

    Acessei o blog de vcs e achei muito legal.
    Estou tentando tingir renda. A bicha é toda branca e quero deixar azul-marinho.
    Vou tentar o método frio e quente e depois posto algo pra dividir a experiência,ok

    abs
    Aline

  • Daiane disse:

    08 de 11 de 2011 às 18:42

    Olá, tudo bem?? Tenho um terninho amarelo do tecido oxford e gostaria de tingí-lo de preto (básico), hehehe. Minha dúvida é: oxford absorve tinta??? Obrigada!

  • Lucia disse:

    09 de 11 de 2011 às 07:41

    Oiie, tudo bem? gostaria de algumas dicas para tingir renda poliester com tinta acrilex… pois o metodo da agua fria eu ja fiz e consegui chegar na cor que eu precisava, mas a renda ficou malhada ( e preciso de uma cor uniforme).. se vcs tiverem outras tintas ou metodos pra me recomendarem eu agradeco. Fico grata se me ajudarem. Obrigado e um bom dia :)

  • carol izabel disse:

    12 de 11 de 2011 às 23:29

    preciso pintar um terno que e preto de roxo tem como ??? pois meu marido vai se vestir de coringa e não encontramos terno nem blêizer roxo me ajudem por favor

  • Arthur disse:

    13 de 11 de 2011 às 13:50

    Boa tarde, gostaria de saber uma coisa. eu tenho um boné cinza, mais ele tem um detalhe vermelho. ele e 98% de algodão, se eu tingi-lo de cinza o vermelho será afetado ?

  • Marinez disse:

    21 de 11 de 2011 às 14:19

    Para usar o tingimento a frio quantos vidros de tinta preciso usar por determinado tamanho da peça???

  • Mayara disse:

    29 de 11 de 2011 às 09:44

    Olá, Gostaria de saber se é possível tingir laise, pois como o tecido é de algodão com bordados em linha fiquei em dúvida se a linha vai tingir.
    Obrigada.

  • Ana disse:

    29 de 11 de 2011 às 16:11

    Ola! Ganhei uma jaqueta jeans mas nao gostei da cor dele q é mostarda! ou verde claro! Gostaria de tingir ela de vermrlho como faço? Obrigada! :)

  • anderson do nascimento ferreira disse:

    29 de 11 de 2011 às 18:23

    [anderson]_oi!eu gostaria de saber o que eu devo fazer para tirar mancha de tinta de pitar casa das roupas de algodao,roupas leves e pesadas?

  • camila disse:

    05 de 12 de 2011 às 15:00

    Boa tarde, comprei um vestido de viscolycra branco longo e quero tingir ele de verde exercito, ou azul marinho, como consigo isso? esse tecido pode ser tingido? tem que ser a frio?
    obrigada
    camila

  • Raissa disse:

    16 de 12 de 2011 às 13:39

    Comprei ha um tempo uma calça jeans amarela só a comprei porque gostei do modelo mais não dá cor gostaria de tingila de preto oque devo fazer pra que de certo ?

  • Nora ney disse:

    27 de 12 de 2011 às 19:15

    gostaria de que saber onde posso faser um curso para tingimento de tecidos.
    se alguem puder me ajudar,ficarei agradecida.
    Obrigada.

  • gil disse:

    30 de 12 de 2011 às 10:16

    agora eu sei como tingir umas roupas.

    obrigado!

  • Ane disse:

    30 de 12 de 2011 às 15:03

    Olá, tenho uma duvida, essa tecnica de tingimento a friu com tinta acrilex, funciona em calças jeans? será q não ficará manchada?
    Beijos =)

  • Jéssica R disse:

    04 de 01 de 2012 às 10:14

    É possível tingir um tecido de coomposição 95%viscose e 5%elastano? A água em alta temperatura pode estragar o tecido? Ele é creme quero tingilo de azul marinho!

  • janaina disse:

    11 de 01 de 2012 às 09:13

    olá meninas!gosto muito de enventar goisas novas de pega o que é velho e reutilizar-las.
    poriço eu quero saber se tem alguma forma de fazer com que as roupas tigiodas ture mais a cor?
    um abraço!

  • luciana disse:

    13 de 01 de 2012 às 01:54

    olá
    tenho um vestido de leze todo branco,gostaria de tingi-lo de lilás ,mais me disseram que os bordados do vestido nao vai pegar cor,é verdade? as linhas vao ficar branca?

  • David William disse:

    13 de 01 de 2012 às 14:53

    Olá, tenho uma blusa branca e com estampas de escrita e ela manchou fui numa festa choveu e ficou com lama e não quer sair nem a pau, consigo tingir ela de branca e sumir com as manchas ou tenho que tingir ela de outra cor ?

  • sandra disse:

    28 de 01 de 2012 às 19:15

    Olá!
    Preciso de uma luz, não tenho criatividade,gostaria de saber como poderia fazer uma blusa, gostaria de usar pedrarias aplicadas na blusa como se fosse sobrepor uma colar. Porém não tenho a mínima ideia, vocês poderiam me orientar???
    Agradeço a atenção
    Obrigada…

  • giovanna coral disse:

    01 de 02 de 2012 às 13:00

    quero saber se tem como tingir camisa listrada pq manchei a camisa meu filho de água de lavadeira ficou manca]hada camisa dele e nova ela é marrom e com umas listras brancas e outras laranja e umas verdes escura tem como tingir ela não ficar feia?por favor me ajude

  • karen martins disse:

    11 de 02 de 2012 às 07:27

    Olá!!!
    Gostaria de saber se tem como tingir tecido de renda…
    0brigado..

  • Stelma Nascimento disse:

    21 de 02 de 2012 às 21:01

    Por favor, aconteceu uma ‘tragédia’ srrsrs manchei a camiseta de meu filho, é cara pois é de marca, estou escondendo pra ele não ver, preciso pintar, alguém pode me orientar?? please friends! A camiseta tem estampa branca na frente, será que se eu pintar, método a frio,(tinta acrilex) vai manchar o desenho??, isso vai dar briga, quero evitar pois meu filho muito bom e gosta desta roupa, coisas de jovemm,,, pessoal estou aguardando . Obrigadaaaa!

  • Marina M. disse:

    16 de 03 de 2012 às 16:52

    Olá… comprei a tinta Acrilex para tingir umas blusas, gostaria de saber por quanto tempo devo deixar a blusa imersa na água?
    Bjs

  • Lala Andreotti disse:

    20 de 03 de 2012 às 13:12

    Meninas, vocês são ótimas. Parabpesn pelas informações. Trabalho com os corantes da Guarany que agora tem uma novidade: embalagens a granel (super mais econômico) . Vocês podem se informqar pelo tel 0800 704 4511 ( é gratuito)

  • Judite disse:

    23 de 03 de 2012 às 17:52

    Quero pintar uma toalha de mesa de cetim rosa seco para bege escuro.Como proceder? envie resposta.

  • Celinha disse:

    31 de 03 de 2012 às 02:54

    quando uma roupa mancha ao encostar a outra é só deixar alguns dias de molho sem sabão num balde de água limpa, esfregando as manchas de vez em quando elas vão saindo aos poucos sem danificar.

  • Celinha disse:

    31 de 03 de 2012 às 02:57

    troque a água todos os dias e não deixe ao sol.

  • carlos disse:

    31 de 03 de 2012 às 18:17

    Desculpe-me mas o q venha a ser URL? Obrigado!

  • camila disse:

    03 de 04 de 2012 às 23:35

    eu comprei uma saia recentemente só que não gostei da estampa dela ai resolvi tingir de preto mas como a peça é clara ficou uma cor meio desbotada e feia e os desenhos da saia (a estampa q não gostei) ainda continua queria saber se esses desenhos irão sair se eu tingir mais vezes,porque já tingi duas vezes e não adiantou.estou aguardando a resposta o mais breve possível.
    Obrigada

  • Paty disse:

    10 de 04 de 2012 às 11:14

    Meninas, preciso de uma luz. Tenho um vestido vermelho de viscolycra que usei apenas 2 vezes e meu marido manchou com cloro. Essa técnica de tingimento frio, com tinta para tecido daria certo nesse caso??? Bjs

  • Isis Monteiro disse:

    03 de 05 de 2012 às 21:02

    Esse tipo de tingimento com tinta acrilica (frio) serve para tie dye?

  • Bianca disse:

    07 de 05 de 2012 às 10:18

    Olá meninas,
    ganhei um casaco branco
    75% poliéster
    20% viscosa
    5% elastano
    e gostaria de tingir ele de azul marinho ou alguma cor mais escura, gostaria de saber se tem muitas chances de eu estragar o casaco e perde-lo :C

    Obrigada;

  • MARIA NUNES disse:

    07 de 05 de 2012 às 13:09

    onde posso comprar a tinta preta Acrilex!!!

  • MARIA NUNES disse:

    07 de 05 de 2012 às 13:11

    ONDE POSSO COMPRAR A TINTA ACRILEX DE COR PRETA PARA TINJIR UM SACO DE OMBRO???

  • MARILEIA ALVES disse:

    08 de 05 de 2012 às 19:22

    COMO MANCHA A ROUPA NA HORA DE TINGIR

  • Carol Krupczak disse:

    09 de 05 de 2012 às 11:46

    Olá meninas preciso que alguêm me tire umas dúvidas
    Bem vamos lá :
    Tenho um casaco bege de tecido grosso de inverno quero tingir ele pro CINZA será que da certo ?

    Outro é que tenho um casaco cor de rosa (meio pro roxo) queria tingir ele de PRETO ou de AZUL Caneta Bic esse tingimento dará certo
    Obrigada conto com a resposta URGENTEMENTE :P
    Beijãão

  • Bernadetti Queiroz disse:

    14 de 05 de 2012 às 00:02

    ALÉM DAS TINTAS GUARANY, VCS CONHECEM ALGUM CORANTE PARA TECIDOS ?? TENHO DIFICULDADES NA FIXAÇÃO DA TINTA, POIS FAÇO ALGUNS TYE DYES E DEPOIS DE ALGUMA POUCAS LAVAGENS SINTO QUE DÁ UMA DESBOTADA, É OBRIGATÓRIO USAR O FIXADOR? OU APENAS COLOCAR SAL NA FERVURA É SUFICIENTE ?PRECISO URGENTE DE UMA LUZ!! KKK ALGUEM ME AJUDA
    BEIJÃO

  • Elisa disse:

    16 de 05 de 2012 às 10:09

    Olá, vi as dicas e fikei encanttada. Mas gostari de saber como fazer pra tingir uma cortina azul para marron, tamanho dela é 3×2,80, por favor se puder me mandar email, fico agradecida…Ótimo post

  • Teresinha A.Amigo disse:

    17 de 05 de 2012 às 13:45

    Adorei as dicas.Estou com um casaquinho de veludo cotele bege claro que manchou, será que tem como tingi-lo de preto???

  • cris disse:

    31 de 05 de 2012 às 12:21

    Olá
    Estava sem empregada e meu marido quis me ajudar a lavar as calçadas! Homem quando ajuda só atrapalha né? resultado! jogou alvejante nas calçadas , mas não percebeu que respingou em algumas roupas que estavam no varal e acabou manchando um casaco de veluso cotelê que eu nem havia usado ainda! só estava no varal para tirar o cheiro de guardado! Ele respingou somente em uma manga uns 15 pingos, mas clareou bastante e aparece bem! será que posso passar a tinta acrilex diluida em agua somente nos pinguinhos?(passaria com um pincel) o alvejante não cria uma “barreira” para o tingimento? por favor me ajudem!

  • Tali disse:

    16 de 06 de 2012 às 11:12

    Olá meninas estou precisando de uma ajudinha!!
    Tenho um casaco 100% poliester gostaria de saber como posso tingi-lo de preto?

    Obrigada desde já
    Bjs, Tali.

  • NaTi disse:

    16 de 06 de 2012 às 14:15

    Oi, gostaria de saber se o tingimento com acrilex deixa o mesmo efeito da tinta Guarany. Sempre fiz o tingimento “quente”, mas só dá pra fazer com um caldeirão bem grande, faz bastante sujeira, então só faço quando estou de férias na chácara dos meus avós.. Agora estou precisando tingir uma calça jeans com certa urgencia e o método “frio” me pareceu mais simples, mas fico pensando se o tecido não fica “duro” e se a cor pega uniformemente… Alguém já fez com jeans?

  • Bárbara disse:

    19 de 06 de 2012 às 13:39

    Tava procurando um post que explicasse tão bem como tingir roupa !
    Tenho uma daquelas camisas brancas 100% algodão e to querendo tingir ela pra preta ou azul escuro porque ela deu umas manchinhas. Mas como nunca fiz isso estava com medo de estragar a roupa ou algo assim. Até procurei um lugar onde podia mandar pra tingir mas não encontrei.
    Outra coisa que eu tinha duvida era quanto a nomes/marcas de tintas ja que não conheço sobre o assunto.
    #Dica: dizem que colocar um pouco de sal na água ajuda a fixar a cor.

  • PATRÍCIA NUNES BARROS disse:

    30 de 06 de 2012 às 09:17

    TEM COMO TINGIR CHAMOIS? E COMO FAZER ESSE TINGIMENTO? DESDE JÁ OBRIGADA.

  • VIVIANE DE TOMASI disse:

    02 de 07 de 2012 às 16:45

    Olá! Amei o post.. não entendi muito bem o tingimento a frio. tenho um vestido de festa ( seda e forro em cetim) e queria deixar masi escuro ele é da cor aqui de fundo dos posts ( lilás beeem clarinho) será que dá certo? tenho medo de fazer alguma coisa errada, alguém tem dica de como fazer passo a passo pra me ajudar? pleaaase! bjok Vivi

  • Nycolle disse:

    03 de 07 de 2012 às 13:17

    gente se eu tingir de preto uma camiseta e depois pintar com tinta pra tecido em cima es traga a camiseta

  • Nycolle disse:

    03 de 07 de 2012 às 13:20

    por favor respondam antes que eu faça besteira pleaseeeeeeeeeeeeeeeee?????/

  • Maelli disse:

    03 de 07 de 2012 às 16:05

    Tenho um cardigã cor de café e fui tenta tingir de preto com o metodo da tinta guarany e deu super errado em uma parte nao pego e na outra ficou manchada, agora comprei a Acrilex mais to indecisa na quantidade de tinta que tenho que usar para tingir o cardigã

  • Adriane Gazzana disse:

    04 de 07 de 2012 às 17:41

    Parabéns pelo blog..muito esclarecedor..comprei um vestido td marrom, deve ser algodao c lycra e tava na promoção e nao vi q de um lado só dle tava desbotado (marrom mais claro), o vestido é marrom bem escuro…gostaria de saber qual a melhor tecnica p igualar a cor do vestido….para marrom mesmo..obrigada

    Adriane

  • Patricia disse:

    06 de 07 de 2012 às 15:59

    Oi gente gostaria de saber se tem como tingir calças sociais tecidos Oxford de preto e qual é a maneira correta de tingir caso tenha como?

  • Erika nigro disse:

    07 de 07 de 2012 às 11:07

    Bom dia
    Para tingir algodao berlim e algodao qualquer é melhor procedimento,agua fria ou quente?
    Como faço p nao desbotar nas lavagens?

    Obrigada

  • Luiz Antonio Auletta disse:

    09 de 07 de 2012 às 19:08

    tenho uma bermuda verde escura, que manchou com cloro.Da para tingir?

  • nayara disse:

    11 de 07 de 2012 às 08:56

    eu queria fazer com o que tenho em casa
    tabom pra vc ou quer que eu explique mais

  • Angela disse:

    23 de 07 de 2012 às 10:29

    Quero tingir uma saia branca, 70% viscose e 30% linho, em cor caqui. Minha mãe sugeriu misturar marrom com amarelo…Alguém me ajuda? Obrigada.

  • tha disse:

    25 de 07 de 2012 às 15:09

    tingi um casaco, mas nao gostei da cor…se eu tingir de novo c outra por cima da certo ou nao pega??

  • Gabriel disse:

    02 de 08 de 2012 às 12:18

    E seu tenho uma calça do tecido ”BRIM” Azul , e pintar de preto , fica de que cor ?

  • Brennda Senna disse:

    15 de 08 de 2012 às 10:56

    Masssss será qqq ffiiiicca boom mesmooo?
    Tennhooo uma calça azul claroooo sóoooo q manchoouuu seeee eu ppiiinntarr de azul claroooo dee novoooo seráaa q fiicaaa ´´Booooooooooooooooom´´?

  • carla manuela mineiro disse:

    17 de 08 de 2012 às 16:55

    Ola, gostaria de saber se usar o corante tupy (azul marinho 23), numa peça branca de algodão puro, o resultado será uniforme e a cor será forte?

  • flaiane disse:

    22 de 08 de 2012 às 13:58

    Olá,
    adorei o post sobre tingimento, exclareci muitas duvidas e acabei passando pro meu blog tmb..
    http://rockprincessartdecoracao.blogspot.com.br/

    obrigada.

  • Marta disse:

    30 de 08 de 2012 às 11:14

    Otimas recomendações adorrreiii!!!!

  • Luciana disse:

    11 de 09 de 2012 às 17:54

    Olá, preciso de uma ajuda de vcs, experts! Tenho um vestido de renda que foi tingido na cor amarelo (gema), era um vestido da minha mae, e eu quero reformá-lo, mas nao consigo tingir pq as tinturarias nao aceitam tingir renda. posso tingir com guarany? nao sei que cor eu quero ele, qq cor que fique bom, pensei em cinza, preto, verde… como posso fazer isso? alguma santa pode me ajduar? obrigada!

  • Celia disse:

    12 de 09 de 2012 às 23:25

    Oi! Quero tingir uma sarja branca só para quebrar a cor, ficar um pouco branco sujo, o que uso?

  • Babii Jones disse:

    28 de 09 de 2012 às 01:02

    O método quente estraga a penala ?Please tem como responder o mais rapido possivel??

  • Mariana disse:

    02 de 10 de 2012 às 12:54

    Ola gostaria de saber se dps q eu tingir eu preciso passar mais algum produto para manter a cor??? q no site do guarany…fala para passar um fixador….tem necessidade? obrigada

  • isabel disse:

    03 de 10 de 2012 às 12:29

    tingi uma jagueta di brim ficou linda a frio gostaria de saber mais sobre laicra e como tingir

  • Leonardo disse:

    04 de 10 de 2012 às 12:37

    gostaria de tinturar uma camisa polo mas estou com dúvidas !! a camisa polo é azul marinho só q está desbotada, se eu tinturar de azul marinho mesmo ou preto, o detalhe q tem na frente dela e a etiqueta que é costurada na parte de dentro da camisa e é bem grande, também serão tinturados ? (ou seja, se eu tinturar a camisa o detalhe da frente dela e a etiqueta também irão pegar a tinta, ambos tem a cor creme ?)

  • Ana Luiza Pereira disse:

    24 de 10 de 2012 às 09:33

    Estou precisando de uma dica para tingir meu sofá, de 8 lugares. Ele é muito bom, só deu uma desbotada no assento. Ele é azul marinho de tecido de algodão e preciso de instruções, não sei que tipo de tinta usar, não sei a forma correta de pintar, se é com spray ou com pincel. Me ajude, por favor. Envie para o meu email a resposta, por favor, mas pode deixar postada aqui também. Muito obrigada.

  • Eunice disse:

    26 de 10 de 2012 às 15:44

    Queridas, tingi duas camisas de algodão eram branquinhas e queria por uma corzinha nelas, tingi uma de verde e outra de coral, mas elas ficam manchadas e não gostei de como ficaram, tem como concertar???

  • cinthia disse:

    27 de 11 de 2012 às 14:18

    Oi, achei muito bacana o post, e tenho uma pergunta, na verdade uma duvida sobre tingimento do jeans claro. Tenho uma calca jeans clara(para branca) e quero tingir de preto. So q eu comprei 2 tubinhos de corante preto e usei um para tingir um shorts branco q eu tinha para fazer teste, o shorts ficou marrom bem puxado, e nao sei o q aconteceu. Queria saber o que eu posso fazer para deixar o corante realmente preto para tingir a calca. Preciso usar outra cor junto para combinar ou um tonalizante talvez? Se vc puder me ajudar eu ficarei grata.
    Aguardo respostas.
    Um grande abraco e sucesso para voce!

  • Anna Júlia disse:

    30 de 11 de 2012 às 14:11

    Demais eu achei pois tingi um short meu no estilo DIP DYE!!!

  • Cinthia disse:

    14 de 12 de 2012 às 07:36

    Adorei as dicas, mas fiquei com uma dúvida…
    no método frio, tem alguma forma de usar um fixador da cor? não vai desbotar? eu já ouvi dizerem que vai álcool na receita, só que não sei a quantidade e tão pouco se a informação procede… poderiam me esclarecer essa dúvida?
    obrigada!

  • Cinthia disse:

    17 de 12 de 2012 às 14:57

    Adorei as dicas, mas fiquei com uma dúvida…
    no método frio, tem alguma forma de usar um fixador da cor? não vai desbotar? eu já ouvi dizerem que vai álcool na receita, só que não sei a quantidade e tão pouco se a informação procede… poderiam me esclarecer essa dúvida?
    obrigada!

  • Lara disse:

    18 de 12 de 2012 às 08:24

    Olá,

    Comprei um short de tecido de algodão e na primeira lavagem ele manchou ficou meio degradê a cor, partes mais claras e escura…
    Se eu tingir ele vai igualar a cor? ou vai manter esse degradê de outra cor?
    Ele é um azul turquesa mais ou menos.
    Obrigada,

  • Karla disse:

    20 de 12 de 2012 às 17:21

    Oi,tenho um vestido Branco mais quero tingi-lo de vermelho,posso ? ele é composto de 95% de Viscose e 5% Elastano !!!

  • Matheus disse:

    20 de 12 de 2012 às 23:14

    tenho uma camisa branca e gostaria de deixa-la com 2 cores . branca e azul . metade e metade. como faço para que não fique tão feio no meio da camisa?
    obrigado!!

  • ingridi caroline disse:

    09 de 01 de 2013 às 15:40

    eu fiz um tingimento na minha roupa de amarelo e quero um ton pastel como faço?

  • ingridi caroline disse:

    09 de 01 de 2013 às 15:47

    como faco para tingir uma roupa ton pasatel

  • aline disse:

    15 de 01 de 2013 às 14:56

    Tenho um vestido verde limão que apresenta uma mancha
    mais clara…gostaria de tingir o vestido mantendo a cor original…como posso fazer? e que corante usar?
    obrigada!

  • Priscila Falchi disse:

    16 de 01 de 2013 às 15:07

    Preciso de uma solução para o meu vestido estampado…ele desbotou em alguns pontos, por ter encostado em um pouco de agua com cloro..estou muito triste pois ele é lindo..a cor dele é branco e azul…existe algo a fazer para recupera-lo…por favor me ajude!…Se preferir posso enviar uma foto dele por e-mail para vc ter uma ídeia!!!Ele é bem verão e é longo…LINDO..até chorei com o ocontecido! :,( ficarei anciosa no aguardo!!!abraços Priscila

  • Laila disse:

    19 de 01 de 2013 às 01:46

    Boa noite! Quero tingir bermudas de Brim e Jeans, mas estou com as seguintes dúvidas: Qual o melhor produto a ser usado? Toda vez que for lavar a cor vai sair? Aguardo retorno.

  • celia Figueiredo disse:

    25 de 01 de 2013 às 11:37

    Preciso de uma solução para o meu macaçao lizo de renda cor amarela ele desbotou em alguns pontos, por ter encostado em um pouco de agua com cloro..estou muito triste pois ele é lindo..a…existe algo a fazer para recupera-lo…por favor me ajude!…Se preferir posso enviar uma foto dele por e-mail para vc ter uma ídeia!! com o ocontecido! :,( ficarei anciosa no aguardo!!!abraços Celia
    Responder

  • Rosangela Santos disse:

    28 de 01 de 2013 às 08:17

    Com que tinta devo tingir uma calça leg com 8% elastano e 92% algodão, na qual respingou água sanitária e ficou com uns pingos ma cor marrom? dá para cobrir as manchas por favor me orientem.

    Grata

    Rosangela

  • Rosangela Santos disse:

    28 de 01 de 2013 às 08:21

    Respingou água sanitária na barra de uma calça leg preta e apareceu umas manchas (pequenos pingos marrom). Que tipo de tinta devo usar para cobrir as manchas? O tecido é composto de 92% algodão e 8% elastano.

  • Rosangela Santos disse:

    28 de 01 de 2013 às 08:27

    Adorei a pagina tem umas dicas ótimas. Preciso da ajuda de vocês minha calça leg preta (92% algodão e 8% elastano) ficou manchada com uns pingos na cor marrom depois que respingou água sanitária na barra dela. Adoro a calça e gostaria de tingi-la. Qual a tinta que devo utilizar? Minha empregada também manchou com água sanitária uma azu, na mesma composição do tecido. Aguardo resposta.

    abçs

    Rosangela

  • Adriana Vieira disse:

    29 de 01 de 2013 às 22:35

    Olá,

    Tingi um short jeans meu com tinta guarany mas ele alargou muito. Li na internet que tinha que desbotar na água sanitária é verdade? Alguém pode me responder porque alargou tanto??
    Obrigada

  • mariliane cristina disse:

    31 de 01 de 2013 às 12:54

    essas dicas me ajudaram muito,sao procedimentos faceis de se comcluidos.E de uma forma bem facil… pessoas que estao no momento sem emprego podem trabalhar comprando roupas em um bazar e costumizando-as e vendendo e preço de novas… nao so tingindo-as mas sim com outros procedimentos como: colocando rendas,estraz,e outros tipos de assesorios tambem e uma otima ideia de empreendorismo.
    otima ideia ne? ….mariliane cristina….

  • Ana Carol disse:

    06 de 02 de 2013 às 10:13

    Gostaria de saber se posso tingir um vestido que tenha detalhes de paete? Se posso tingir com o metodo quente, já que esse tenho mais pratica!bjos obrigada

  • Rayane disse:

    21 de 02 de 2013 às 11:05

    Ola, gostaria de saber de posso tingir tecido de viscose com elastano e como seria o procedimento? Obrigada.

  • elaine disse:

    25 de 02 de 2013 às 20:25

    Da para tingir fechos nao estraga o dourado

  • wamilla disse:

    01 de 03 de 2013 às 08:40

    bom dia gostaria de sabe se pode pinta com tinta de cabelo????

  • Carol disse:

    03 de 03 de 2013 às 14:53

    Boa tarde, tenho um vestido vermelho de algodão que ficou com vária manchas de mofo, já tentei de tudo para tirar, até no leite quente coloquei e nada(dica sa internet), estou pensando em pintar mesmo. Queria saber se pintando de vermelho mesmo poderia assim esconder as manchas, ou para ter esse resultado só pintando numa tonalidade mais escuro, um vermelho mais escuro?

  • Jamile disse:

    05 de 03 de 2013 às 14:47

    ola… comprei umas gravatas para meus padrinhos de casamento em um site da China e elas não chegaram no tom que eu realmente queria, vieram em um vinho avermelhado e eu gostaria de vinho puxando para roxo! Tenho como tingi-las em casa ou devo mandar tingir… qual tipo de produto devo usar? Tem risco de manchar as camisas?! Obrigada

  • Ana Cristina disse:

    07 de 03 de 2013 às 12:52

    Olá! Gostaria de saber,como faço p/tingir uma bermuda que pintei de tinta acrilex em 3 partes em cima azul céu,no meio verde alface,é nas pernas verde bandeira = ou – mas claro,e ñ gostei do resultado,como tirar as cores e qual e as cores que coloco por cima p/ dar um resultado sastifatorio,grata.

  • Betty disse:

    14 de 03 de 2013 às 14:55

    Tentei tirar uma mancha escura de uma camisa, cor pérola, de seda pura. Lavei com sabão de coco e deixei no sol. A mancha não saiu. Borrifei água sanitária e lavei em seguida, pois a mancha reagiu: ficou mais escura.
    Enxaguei depressa e deixei no sol. Ficou com manchas amareladas e a mancha escura não saiu. Será que consigo recuperar?
    Obrigada pela ajuda.

  • Betty disse:

    14 de 03 de 2013 às 15:00

    Tentei tirar uma mancha escura de uma camisa, cor pérola, de seda pura lavando com sabão de coco e deixando no sol. A mancha não saiu e borrifei com água sanitária: a mancha reagiu e ficou mais escura. Enxaguei rapidamente, passei sabão de coco e deixei no sol. Ficou uma mancha amarela em volta da outra que não sumiu. Será que consigo reverter a série de erros que cometi?
    Agradeço a ajuda.

  • Sonia disse:

    18 de 03 de 2013 às 09:27

    Bom dia! No meu caso, eu estou querendo mexer aqui em casa mesmo, com tingimento de roupas, tecidos. Tenho algumas práticas,tipo( aprendi com a minha mãe que aprendeu com a mãe dela.) mas pouco conhecimento no ramo. Estou pensando em começar a montar o meu próprio negócio e, escolhi esse. Já faço alguns tingimentos, mas só pra casa mesmo. Como faço para ter maiores informações, em como adquirir os corantes, preço, entrega, formas de pagamento etc. Se for possível, aceito sugestões.
    Desde já, agradeço.
    Sonia.

  • samantha severo disse:

    24 de 03 de 2013 às 17:37

    qual nome de tinta melhor pra uusar em roupas brancas?

  • sara disse:

    29 de 03 de 2013 às 17:33

    eu sou de viseu, sabem se há cá alguma loja que venda desses corantes?

  • Marlene disse:

    02 de 04 de 2013 às 09:40

    FAVOR CORRIGIR INFORMAÇÕES INCORRETAS NO INÍCIO DESTA PÁGINA. Acabei de me informar por telefone, junto à empresa Acrilex, e não existe tinta Acrilex para TINGIR tecido a frio, como vocês informaram.

  • Valquiria disse:

    09 de 04 de 2013 às 11:37

    Oie meninas, amei este blog, ajuda tirar muitas dúvidas…tenho uma dica, uso a marca TUPY e sempre uso o DESCOLORANTE para tecidos: algodão, viscose, linho, sisal, rami e mesclas, para devolver o branco as roupas, fica com cara de novo, muito bom, mais é bem forte usar sempre uma luva e cuidado para não inalar.

    abraços Val

  • Izabella disse:

    10 de 04 de 2013 às 09:04

    Tenho uma calça jeans com umas marcas d’agua , mas eu queria tingir de azul royal , sera q cobre as marcas ??

  • Adriane disse:

    16 de 04 de 2013 às 11:09

    Olá! Comprei uma jaqueta pela internet pro meu filho na cor verde escuro( link do modelo: http://www.lifonsi.com.br/327-blazer-masculino-esportivo-slim-fit.html) e pela tela ele até gostou mas quando chegou ficou um pouco desapontado com a cor por ser um pouco difícil de combinar. O que quero saber é se dá pra tingir esse tipo de jaqueta pra cor preta. E aí? Será que dá?

  • Prika disse:

    16 de 04 de 2013 às 11:55

    Meninas! Me ajudem?
    Tenho um vestido de algodão levinho e preto e como tenho mta coisa preta para usar (bota, meia, calça etc…)gostaria de tingi-lo de azul, roxo ou verde será que consigo? Qualquer cor que deixe ele menos preto… kkkkkkkkk
    Bjos, Pri ;)

  • Bárbara disse:

    13 de 05 de 2013 às 19:50

    Tingi de preto uma camisa que era azul, mas a tinta não pegou na costura. Voltei à loja de armarinhos, na qual eu tinha comprado a tinta, e a moça me informou que existe a fria, mas não creio que seja essa Acrilex, pois ela disse que é igual à essa outra em pó que precisamos ferver. Você tem alguma idéia de onde comprar e se existe mesmo?

  • Bárbara disse:

    13 de 05 de 2013 às 19:51

    Opa. Já achei no site da Guarany.

  • Zelia disse:

    18 de 05 de 2013 às 15:14

    O blog é muito bom
    Gostaria de saber se consigo tingir um vestido bordo de branco, a saia
    é de cetim e a blusa é de renda que me parece ser sintética.
    Me ajudem
    Obrigados
    Zelia

  • Mayara disse:

    21 de 05 de 2013 às 13:29

    Tenho um vestido molinho, marrom… e quero tingir de vinho, ou vermelho…. Tenho medo de ficar uma cor estranha (misturado marrom e vermelho…)

  • RENATA disse:

    26 de 05 de 2013 às 14:11

    olá..tenho umas almofadas de sofá que estavam esquecidas e guardadas na casa de minha mãe mas estão envelhecidas, desbotadas, umas até com mofo. Queria utiliza-las na minha casa. Lavei todas elas mas preciso dar um tingimento, se eu fizer isto na lavanderia sai muito caro, pois são umas 8 almofadas com cores verde-limão, turquesa, pink..são lindas. Queria uma ajuda de vocês, se tem como fazer esse tingimento com estas cores em casa = )

  • Bia disse:

    21 de 06 de 2013 às 15:22

    Posso por um bolero bege no cloro antes de pintar de vermelho?

  • Dri disse:

    23 de 06 de 2013 às 18:20

    Olá!
    Achei muito bom o seu material!
    Vou tentar tingir uma peça agora, espero que dê certo!! heheehe

    Obrigada pelas dicas!
    Bjos

  • Eloiza disse:

    09 de 07 de 2013 às 14:38

    Oii ,
    gostaria de saber s
    e tem como eu tingir uma peça VERDE pra ROSA]

    RESPONDA POR E-MAIL

  • Mariana disse:

    31 de 07 de 2013 às 11:27

    Tenho um top azul que quero tingir de preto. É de poliamida com 10% elastano. Qual forma de tingimento devo usar? Caso dê errado, o tecido não estragaria, apenas ficaria feio?
    *Ótimas dicas!

  • larissa disse:

    05 de 08 de 2013 às 20:09

    tingir roupas e muito dificio

  • Eliane disse:

    15 de 08 de 2013 às 10:58

    Olá. Tenho uma blusa de lã sintéticazul e quero tingir. Qual tinta devo usar? Quente ou fria? Que tamanho o recipiente?
    Obrigada.

  • Eliane disse:

    15 de 08 de 2013 às 10:59

    Olá. Tenho uma blusa de lã sintética azul e quero tingir. Qual tinta devo usar? Quente ou fria? Que tamanho o recipiente?
    Obrigada.

  • celia disse:

    03 de 09 de 2013 às 18:52

    Oi,Gostaria de me informar se o tingimento com tinta Tingicor da guarani pode ser a frio? Tem algum segredo no tingimento de tapete/algodão na cor cru? Ou o melhor resultado seria a quente/

    grata
    Célia

  • Alexander Ferreira disse:

    17 de 09 de 2013 às 19:02

    Olá, tenho uma calça Cargo, mto maneira! Preta.. usei algumas vezes, nessas eu peguei sol (não mto pq detesto sol).. e depois me fizeram o favor de lavar e deixar secar no sol! agr a calça ta estranha.. não ta mais aquele estilo maneiro.
    Gostaria de saber se tem como eu Tingir e qual o produto q usaria para isso, Tingir uma calça cargo preta de preto msm..
    Vlwwww!

  • cintia ramos disse:

    30 de 09 de 2013 às 15:26

    como faço para conseguir a tonalidade verde esmeralda para tingir um vestido, ele é de algodão e já é dessa cor só que tá meio desbotado e eu queria acentuar a cor

  • sandra disse:

    22 de 10 de 2013 às 08:29

    Queria saber mais de tingimento a frio, quero tingir um tapete…

  • Bruno Ozorio disse:

    22 de 10 de 2013 às 17:43

    Oi Boa tarde, Eu queria Tingir meu colete. Quero Atingir de azul no meu colete. Tem como? Meu colete é Poliéster…!

  • Ziza disse:

    17 de 11 de 2013 às 09:55

    me ajudem fui na cabelereira ela descoloriu meu cabelo acho que escorreu por baixo da capa quando ela lavou quando sai minha blusa estava com uma discreta mancha de descolorante minha blusa é um verde água não tão claro me ajudem que cor uso como uso so para mancha nunca fiz isso..agradeço desde ja

  • Ana Carolina Gouveia de Menezes disse:

    28 de 11 de 2013 às 16:44

    Boa tarde. Gostaria de saber se a tinta guarany tbm serve para tingimento frio e Tbm saber mais sobre quais tecidos são tingiveis. Tenho uma saia branca de brim e renda, com forro de cetim. Posso tingila?
    Agradecida, Ana Carolina

  • nadia disse:

    11 de 12 de 2013 às 13:41

    Como faço pra tingir um tecido 95 % poliester? e que tinta uso?

  • cris disse:

    26 de 12 de 2013 às 12:14

    um outro detalhe a peça tem estar seca sem amaciante pq se ñ mancha

  • Anabel disse:

    03 de 01 de 2014 às 17:13

    Olá como faço para tingir um vestido com poliamida, elastano e viscose, ele tem renda.

  • ester disse:

    13 de 02 de 2014 às 16:20

    OIE TD BEM? TEM COMO MACHAR SHOTS ESCUROS? ELE É DE PANO OBRIGADA

  • Fernanda disse:

    18 de 02 de 2014 às 19:36

    Tenho um vestido tomara-que-caia em tricoline com um pouquinho de elasticidade. Ele é preto e tem uma estampa de pimentinhas bem pequenas. Gostaria de tingi-lo todo de preto, mas ele tem barbatanas de sustentação. Que técnica e produtos devo usar? Alguém sabe me dizer?

  • Lucimar disse:

    22 de 02 de 2014 às 15:00

    Tenho um vestido de malha azul caneta 96% viscose 4% elastano e manchou de sabão em pó em algumas áreas. Será q tem como ficar todo azul outra vez ? Me ajudem gosto muito desse vestido !

  • mais curtidas facebook disse:

    27 de 02 de 2014 às 14:27

    Muito bom o post amei vou sempre visitar seu website !!

  • alessandra borges disse:

    15 de 03 de 2014 às 09:26

    como faço p/ tingir meu macacão de cor goiaba, quero pintá-lo de azul marinho.

  • Stefanie disse:

    26 de 03 de 2014 às 19:18

    Minha mãe comprou pra mim um casaco de lã (ou tricô, não sei) que é branco com caveiras pretas tricotadas. Eu detesto caveiras e queria pintar tudo de preto. Será que funciona? A peça é novinha e eu não quero perder =/
    E não sei também a composição do tecido pois joguei a etiqueta fora ….

  • Ivone Avila disse:

    10 de 04 de 2014 às 19:35

    Oi tenho um avental branco de oxford,poderia me dizer se posso tingir de verde claro? por favor tenho uma extrema urgência em saber,se possível me responda, preciso que ele esteja verde até segunda feira e hoje já é quinta feira,é pra mi ir trabalhar com ele,desde já agradeço!

Deixe seu comentário

Conecte-se através de uma de suas contas ou preencha seus dados abaixo!