ALGODÃO É MATERIAL DE LUXO SIM!

Diz nessa matéria do New York Times que agora é a hora da gente prestar atenção em materiais naturais e adquirir peças feitas em algodão – tipo investimento mesmo. A indústria da moda tá lidando com um super aumento do valor desse material há dois anos, mas diz que é no ano que vem que o bicho vai pegar pra valer: roupa 100% algodão vai ser luxo de verdade! E mais: a matéria diz que, de agora em diante, a gente vai ver mais e mais fibras sintéticas (acrílico, poliéster e afins) misturadas na composição dos tecidos.

O que acontece é um desequilíbrio na equação ‘oferta x demanda’. Durante a crise do mundo as compras diminuíram, e depois, quando as pessoas voltaram a comprar, a China e a Índia (super produtores de algodão no mundo) sofreram com inundações que restringiram super  a produção. A demanda cresceu exatamente quando não dava pra produzir tanto, o que gera especulação, que por sua vez gera alta nos preços. Enquanto tudo isso acontece, quem compra roupa tá mais e mais educado, fazendo escolhas refinadas, procurando especificamente por materiais naturais… e o mercado não dá conta de suprir a demanda do jeitinho como deveria ser há pelo menos dois anos – veja só!

Diz que em dezembro do ano passado o algodão bateu recorde de preço alto, reflexo de medo de situações climáticas adversas que poderiam afetar a produção da China (alô temperaturas doidas do mundo). E aí que, se o algodão tá super caro, quem confecciona as peças procura baratear o produto final usando aviamentos e acabamentos de custo inferior – que pra não terem qualidade também inferior tem sido pesquisados/desenvolvidos por equipes inteiras somente dedicadas a isso (diz que).

A gente tem é que pensar se tá todo mundo preparado pra pagar caro por roupas de algodão. E olha, se a gente se acostuma agora a comprar materiais sintéticos e faz o mercado trabalhar assim, o algodão sobe mais ainda de preço no futuro e vai desaparecendo aos pouquinhos. Pensa bem da próxima vez que encontrar um vestido incrível feito 100% de algodão, que luxo de verdade é ter material natural e toque bom em contato com a nossa pele o dia todo, né?!??

Tags: , , , 26.11.2010 - 09:03 | Postado por Fernanda Categorias: mundo da moda 14 Comentários

Comentários

14 comentários para "ALGODÃO É MATERIAL DE LUXO SIM!"

  • Aline Massa disse:

    26 de 11 de 2010 às 09:27

    Concordo plenamente, meninas.

    Eu tenho várias peças em 100% algodão que comprei baratas e uso muito. Tem ótima durabilidade e são fresquinhas. Acho que é um luxo muito melhor que seda e afins…

    Beijos
    http://www.naosoudessas.blogspot.com

  • Eliza Leopoldo disse:

    26 de 11 de 2010 às 09:29

    É interessante observar esta escassez do algodão puro nos “setores convencionais” da moda, no aumento da procura e do consumo e portanto do preço, quando em centros “não convencionais”, grosso modo, os produtos de algodão puro, vestidos, enriquecidos ainda com rendas de bilro e afins, estão com os mesmos preços, picorruchos, fazem anos. Vide Mercado Central em Fortaleza rs.

  • Inspiração Fashion disse:

    26 de 11 de 2010 às 09:51

    Gosto muito das peças de algodão, principalmente no verão pois ela deixa a pele transpirar, além de eu amar o toque!
    Beijossss
    Jaque

  • Mimi disse:

    26 de 11 de 2010 às 14:10

    Sempre prefiro investir em peças de algodão e não é de hoje. Um beijo!

  • Susie disse:

    26 de 11 de 2010 às 14:13

    Meninas queridas …

    Concordo em gênero, número e grau quando vcs falam da maravilha que é o algodão!!

    Mas assim…o último parágrafo de vcs me parece contrariar as teorias econômicas.
    Como é que, com todo mundo se acostumando com sintéticos (e com isso, a procura deles cresce ou pelo menos se mantém), o preço do algodão iria subir?

    Lei da oferta e da procura….mais pessoas se acostumando e procurando sintéticos (muito ruim, por sinal)…algodao em baixa, não é?

    Pelo menos a gente aprende q o que tem menos demanda é que gera desvalor….

    Bjocassss

  • Bel disse:

    26 de 11 de 2010 às 15:08

    Oba. Eu sou da turma que ama algodão também. A aparência, o toque, o caimento e a sensação, inclusive o lado social, aquilo que eu ‘digo’ com algodão ;) A seda é linda, é um luxo, mas eu me sinto um luxo com algodão. Talvez a crise tenha seu lado bom, que seria aprender a trabalhar melhor o sintético, essas misturas, não sei, não sou da área. Mas acho que vou plantar meu pezinho de algodão no quintal. Um abraço, meninas, da revisora de vocês (que nunca revisou nada mas que aprova todos os textos…rsss).

  • Dri Afonso disse:

    26 de 11 de 2010 às 22:32

    Oi, tudo bem???
    Adorei o post. Algodão é tudo.
    Até os moletons são phynos agora!
    rs
    http://chatadescarpin.blogspot.com/
    beijão

  • Adriana disse:

    27 de 11 de 2010 às 03:14

    Sempre preferi peças 100% algodão para os meus filhos por serem mais saudáveis, serei uma a colaborar com a sua campanha!
    Bj
    Adri

  • Ana disse:

    27 de 11 de 2010 às 10:12

    Ameeeeeiiii a novidade… pois acho q a elegância de uma pessoa não está só no que ela veste, como diz o velho ditado: “tem coisas que o dinheiro não compra”, e acho q podemos ficar chiquérrimas vestindo peças 100% algodão e super confortável, e tbm na moda até para dormir, rsss….. estou com vcs!!!

    bjinhooo

  • Carol-Alfinetes de Morango disse:

    28 de 11 de 2010 às 18:15

    Algodão é luxo, pq quem não adoro um 100% algodão.
    Bjos
    http://www.alfinetesdemorango.com/

  • Amanda Monteiro disse:

    29 de 11 de 2010 às 19:57

    Meninas, este post veio tao em boa hora que vocês nem imaginam! Estou acabando de montar minha marca de vestidos. E encho a boca pra dizer que só vou trabalhar com 100% algodão. Pq além de toda a coisa do natural, algodão é para a vida toda né! E isso aliado a cortes/modelos atemporais, tbm nos ajuda a consumir melhor, exigindo mais e dando valor àquilo que realmente merece nossa atenção.
    Manterei vocês informadas, assim que tudo estiver pronto mandarei o site!
    Bjos.

  • Lan Succi disse:

    07 de 01 de 2011 às 18:01

    Que coisa interessante. Este algodoeiro é totalmente diferente dos que já vi nas plantações no interior do estado de São Paulo. O que conheço é um arbusto, tem galhos ondulados e folhas verdes. Este parece um capim comprido. Será uma espécie diferente ou terá sido geneticamente modificado?

  • Édina disse:

    27 de 07 de 2011 às 12:45

    Ai Deus eu amo tanto roupa 100% algodão, inclusive tive uma discussão filosófica com o marido no final de semana, exatamente para defender meu ponto de vista sobre o uso do tecido de algodão. Vou mandar para ele essa postagem, quem sabe não consigo convencê-lo de vez! =]

    Amei o post meninas. Beijos apimentados

  • suplementy disse:

    28 de 10 de 2011 às 06:31

    I am impressed with this website , rattling I am a big fan .

Deixe seu comentário

Conecte-se através de uma de suas contas ou preencha seus dados abaixo!