O que é se vestir bem? Ronaldo Fraga responde!

Ronaldo Fraga não é apenas autoridade para falar de moda, ele é autoridade para falar de identidade, do quanto é importante imprimir nossa marca pessoal em tudo que fazemos: na nossa roupa, moradia, comida, modos.

Ele nos recebeu na casa dele, em Belo Horizonte, e falou justamente da importância da autenticidade e da herança afetiva em um tempo em que tudo ficou tão banalizado pelo excesso de consumo e de informação.

Ouvir Ronaldo Fraga falar de identidade naquela casa tão brasileira, tomando suco de coco azedo feito pela mulher dele, foi tipo um workshop de como ser simples e nacional sem forçar a barra, sem ser caricato.

Não tinha como sair de lá sem parar pra refletir no quanto a gente precisa ficar o tempo inteiro atento para não deixar que a vulgaridade – e ninguém aqui está falando em decote! – entre pela fresta da porta. Seja de casa, seja do armário.

Nós fizemos uma única pergunta para ele: o que ainda pode ser entendido como se vestir bem e ter estilo em uma época em que tudo é tão massificado, em que as tendências já chegam digeridas e pasteurizadas e todo mundo pode consumir tudo porque tudo é disponibilizado em várias faixas de preço?

A resposta é de anotar na porta do armário:

“Em tempos de tamanha liberdade – talvez a moda nunca tenha sido tão democrática, com tantas fontes de informação e consumo – a grande dificuldade é lidar com essa liberdade, porque lidar com liberdade não é fácil: demanda autoconhecimento e apropriação.

A grande dificuldade das pessoas é trazer pequenos vestígios de quem elas são nas suas escolhas: na escolha do que elas vão vestir, na escolha do que vão comer, na escolha da forma como vão morar. Fazer todos esses elementos dialogarem com a sua história, com a sua visão de mundo, não é fácil.

Pra mim, hoje se veste bem quem consegue trazer toda essa escrita da sua história pessoal e coletiva decodificada num botão de roupa, numa escolha de roupa que traduz seu autoconhecimento e sua autoestima.

O grande ponto que a moda nunca vai perder é o da autoestima porque se você não respeita a pessoa que você é, então você não tem condições de escolher uma roupa para essa pessoa e tudo sempre fica melhor em quem tem autoestima”.

Fotos: Juliana Cunha

Tags: , 05.05.2011 - 04:03 | Postado por juliana cunha Categorias: moda e consultoria 22 Comentários

Comentários

22 comentários para "O que é se vestir bem? Ronaldo Fraga responde!"

  • Sara disse:

    05 de 05 de 2011 às 07:32

    Todas as mulheres, ou melhor, todas as pessoas deveriam ler o Oficina. Nossa!!! Eu sempre fico reflexiva a cada post, a cada palavra. A discussão aqui não é só moda… é moda e vida. Se conseguíssemos colocar todo o conteúdo desse blog em prática nossa vida seria muito melhor, de mai qualidade e simplicidade, o que não significa que não tenha um estilo próprio.

    Parabéns!!! Tô ligada every day. Abraço.

    • Elines Tindô disse:

      06 de 05 de 2011 às 16:37

      Concordo com vc Sara, depois que conheci a Oficina mudei muito meu conceito do ‘esse é meu jeito de ser”. As meninas me ajudam a construir melhor o meu visual e ainda ampliar meus conceitos e meu guarda-roupas.

    • malívia borges disse:

      07 de 05 de 2011 às 18:09

      Concordo com a Sara e a Elines , a Oficina é muito ótima !
      Não só para melhorar o visual mas para você se dar de conta de que você não deve procurara a moda , a moda deve vir até a você !!!

      Beijos e Abraços !! Malívia Borges

  • Luci disse:

    05 de 05 de 2011 às 09:16

    Parabéns por transmitirem moda com ” informação”, que faz pensar sobre o que realmente queremos de nossas roupas. Vale mais adquirir peças que nos representem do que é oferecido exaustivamente pela industria da moda. beijos.

  • Jean Jaimmesson disse:

    05 de 05 de 2011 às 09:41

    Gente que palavras lindas!! Juliana, Fê, Cris e todas da Oficina de Estilo muito muito obrigado por essas palavras hoje na minha vida!!

    Vou imprimir e dar para todo mundo que conheço!

    <3

  • Soraia disse:

    05 de 05 de 2011 às 11:19

    Lindooooooo Blog,
    Venham conhecer o meu meninas.
    Bjsssssssssssss

  • Soraia disse:

    05 de 05 de 2011 às 11:22

    Lindo Bloggggg
    Visitem o meu meninas.
    Bjs

  • Fernanda Louisy disse:

    05 de 05 de 2011 às 12:55

    Eu sempre acompanho o Oficina, mas nunca comento nada! Queria deixar bem claro que para mim esse é o melhor blog de moda que existe! É incrível com vocês não falam de moda de uma forma futil, falam de moda com conteúdo! Parabéns! Adoro vocês!

  • @adorojoias disse:

    05 de 05 de 2011 às 13:08

    Ronaldo Fraga é sempre uma inspiração pra todos nós, né? Bj grande pra vcs!!! Roberta

  • Andrea Guim disse:

    05 de 05 de 2011 às 14:45

    Oimeninas!

    Vim convidar vocês pro sorteio relâmpago Dia das Mães do BlogArte em parceia com a loja Villa Pano!!!
    É só até amanhã!!!
    Boralá participar!!!
    Beijins,
    Andrea Guim

  • team gunn disse:

    05 de 05 de 2011 às 14:58

    adoro ronaldo fraga, adoro suas colecçoes. ele consegue colocar emoçoes nas roupas; olhamos para uma peça e percebemos o sentimo por detras dela.
    adorei este post meninas!
    bjinhooo

  • marta marli lira disse:

    05 de 05 de 2011 às 17:43

    Nunca achei que moda fosse banal, mesmo porque a moda que deu sustentabilidade pra que eu seja livre…livre de muitas coisas… principalmente para ser eu mesma,assim assumida…….
    gosto do seu blog, acompanho sempre que possível…….beijos
    martamarlilira.blogspot.com (Marta vaiassim) (maravilhosa aos 60)

  • Marcela disse:

    05 de 05 de 2011 às 21:33

    Gente, eu acompanho esse blog há muito tempo, mas devo dizer que esta semana vocês estão especialmente inspiradas.

    Parabéns!

    Bjs

  • Fernanda Junqueira disse:

    05 de 05 de 2011 às 21:52

    Oi Meninas!

    O mais interessante é saber que as falas de Ronaldo Franga não estão ao vento, constituem o que sua moda busca incessantetemente – identidade. Orgulho de ter o Ronaldo Fraga!

    Beijos,

    Fernanda Junqueira

  • Carol Alfinetes de Morango disse:

    05 de 05 de 2011 às 22:07

    Tenho reparado bastante nas pessoas vitrines. Chamo de vitrine aquele que usa todas as tendencias para estar na moda…E na verdade fica super out…Cada dia mais penso que as roupas tem que combinar com a personalidade das pessoas.
    Bjos
    http://www.alfinetesdemorango.com/

  • Ana Cláudia Almeida disse:

    06 de 05 de 2011 às 00:12

    Oi gente,
    eu sempre me interesso muito pelos posts relacionados a identidade visual e a essa ideia de passar quem vc é através das suas roupas. Eu gostaria de saber se vocês indicam algum livro ou algum meio de aprender mais sobre esse assunto, queria muuito entender e aplicar mais isso na minha vida.

    Beijo :*

  • Renate Gass disse:

    06 de 05 de 2011 às 18:57

    O mestre disse tudo…parabéns pelo post!

    Abraços,
    Renate

  • marlene ferrari aragão disse:

    06 de 05 de 2011 às 20:48

    Adoro Ronaldo Fraga.
    O que ele diz e faz e cria , o jeito como ele existe me faz sentir bem, justifica o meu jeito de existir.
    abraços,
    Marlene

  • malívia borges disse:

    07 de 05 de 2011 às 18:16

    Gente , eu tenho um elogio a todas essas pessoas que até agora comentaram , e esses comentários são um máximo !! Vocês estão sabendo muuuuito de moda . Eu como design de moda , Malívia Borges , eu concordo com todas vocês !!

    Ronaldo Fraga não erra uma né ?

    Ele é um maximo , eu também adoro muito ele . Ele sabe de tudo de moda , muito , muito , mesmo . E sei que cada pessoa que comentou nesse site abe nem que seja um pouquinho de moda !! Posso parecer um pouco repetitiva mas vou falar de novo as pessoas que não tem muito look bom , “você não deve procurara a moda , a moda deve vir até a você !!! ”

    Beijos gente ! A doro pessoas atualizadas na moda !!! Beijos

  • Gaby Esgaib disse:

    09 de 05 de 2011 às 20:50

    Sou nova nessa área, porém sempre acreditei que vestir-se bem é trazer um pouco de suas referências, daquilo que elas realmente são. Por isso, concordo plenamente com a opinião do Ronaldo Fraga… Somos um conjunto daquilo que vivemos.

  • Valquíria Rego disse:

    18 de 05 de 2011 às 23:06

    Meninas,

    Meus parabéns pelo blog.Visito aqui sempre!
    Hoje especificamente,porque estou pesquisando para a faculdade sobre o Ronaldo Fraga.
    Interessante vocês conseguirem traduzir a noda em um contexto social,ideológico,que fica muito longe do que o senso comum julga superficial.

    Beijos,Valquíria!

  • maria de jesus disse:

    14 de 09 de 2011 às 21:28

    oi tenho 29 anos 1,55 altura e estou me centindo fora de forma com um exerço de barriga; depois q teve minha filha q hoje tem 5 nos, sou bixa e nesse momento nao sei isatamente o q vestir. me ajude!!!!!!!!!!!

Deixe seu comentário

Conecte-se através de uma de suas contas ou preencha seus dados abaixo!