SOFISTICADORES INSTANTÂNEOS DE LOOK

Em casa de ferreiro nem sempre o espeto é de pau! O trabalho da minha mãe há pouco teve mudanças e ela subiu uns degrauzinhos em formalidade no ambiente profissional dela. Era hora de “rever” as direções que a gente tinha estabelecido juntas pro guarda-roupa dela teeempos atrás, quando eu obriguei todo mundo de casa a ser cliente pra exercitar minha (então!) nova profissão. A idéia é continuar sendo ela mesma, com o mesmo gosto – e com o mesmo corpinho de sempre – mas um pouquinho mais sofisticada, sem ter que fazer compras ou mudanças radicais. No fim, a listinha de sofisticadores instantânos funcionou e aqui ela aparece em forma de “mandamentos”, adaptada pra todo mundo testar também. Olha só:

PESCOÇO ALONGADO EM DECOTES ABERTOS
Não só pescoço, mas pulsos e tornozelos à mostra sempre sofisticam o look: partes do corpo mais magrinhas à mostra significam uma figura toda mais afinada, e figura mais afinada sempre parece mais elegante. Clica aqui pra ter idéias de como fazer!

VISUAL SEM QUEBRA DE COR NA CINTURA
Mesma idéia do primeiro “mandamento”: quanto mais alongada a silhueta parecer, mais sofisticada a imagem inteira também parece. E quando a gente usa as partes de baixo e de cima do look na mesma cor (ou em cores diferentes em tonalidades semelhantes), sem criar dois blocos “distintos” e separados na silhueta, o visual não tem quebra de cor na cintura. Sabe como?

TRÊS CORES (NO MÁXIMO) POR LOOK
Quanto mais cores num look, mais informal ele fica. Esse é o mandamento que tem efeito mais imediato na hora de sofisticar o guarda-roupa profissional! Bom é manter três cores no máximo por look – sendo uma dessas cores mais viva e as outras, de preferência, mais neutras e calmas.

CORES NEUTRAS NA ROUPA, COLORIDAS NOS ACESSÓRIOS
Mais de coordenações que sofisticam: na hora de selecionar as três cores, a gente pode dar preferência à peças de roupa em cores neutras pra deixar as cores coloridas pros acessórios que usar – e coordenações de neutras com neutras são sempre uma pedida elegantona. Assim as cores coloridas marcam presença e alegram o look, mas em “pequenas doses” – equilibrando mensagens e comunican

UMA ESTAMPA OU UMA TEXTURA POR VEZ
Estampas e texturas são “informalizadores” de look. Então, quanto mais estampas e texturas num visual, mais informal – e não sofisticado! – ele fica. Quando o look tiver textura ou estampa elas podem ser o ponto de partida pra coordenar todo o resto, com tudo mais liso e neutro na composição!

TRÊS PECAS EM CADA LOOK
A gente continua achando que look com uma terceira peça como complemento é sempre mais elegante e sofisticado do que looks mais simples. Clica aqui pra conhecer mil jeitos de acrescentar a terceira peça ao look – no calor e no frio, no ambiente mais arrumadão ou mesmo no mais informal.

CAIMENTO SOLTO SEM GRUDAR NA PELE
Essencial pra parecer elegante é não parecer apertada, desconfortável ou mesmo mais sensual do que um ambiente profissional deixa a gente ser. O caimento de tudo que a gente usa pra trabalhar pode seguir a silhueta e definir formas, mas sem grudar na pele, sabe como?

MATERIAIS DE QUALIDADE
Outro essencial: não adianta a gente querer sofisticar e usar materiais dos mais informais do universo (tem um monte de direções aqui, clica!). E material de qualidade não significa material caro – significa o melhor material que o nosso orçamento pode comprar, bem conservadíssimo inclusive.

Então, vejam que a lista não quer deixar ninguém com cara de séria nem quer moldar ou engessar o vestir. Tem como adaptar esses “mandamentos” pra profissões diferentes e tem também como compensar um mandamento com outro, se for o caso! Prontas pra arrasar amanhã no escritório?!??

Mais!
Lista de fórmulas boas da Oficina de Estilo
Profissional mas não careta!
Seis jeitos de parecer mais magrinha
Parecendo mais velha, mas nem tanto!
Como coordenar cores

Comentários

36 comentários para "SOFISTICADORES INSTANTÂNEOS DE LOOK"

  • Ana Carolina disse:

    18 de 05 de 2009 às 15:18

    Meninas….eu ainda não sei o tanto que vocês sabem mas sempre dei pitaco nas roupas da minha mãe e irmãs…agora vou dar mais ainda….
    Adorei as dicas….parecia que estava vendo esquadrão da moda com Isabela Fiorentino.
    Bjs
    Carolina

  • Veri. disse:

    18 de 05 de 2009 às 15:49

    “CORES NEUTRAS NA ROUPA, COLORIDAS NOS ACESSÓRIOS”, minha dica preferida.

    beijos.

  • Fernanda disse:

    18 de 05 de 2009 às 15:55

    ana, eu não entendi se “parecer com o esquadrão da moda com isabela fiorentino” é bom ou ruim! foi elogio ou não? (não entendi de verdade!) ;-)

  • Juliana Rocha disse:

    18 de 05 de 2009 às 17:31

    Não sei se entendi o segundo mandamento… vocês poderiam dar um exemplo?
    Obrigada!

  • Maria Luiza disse:

    18 de 05 de 2009 às 17:42

    Meninas, dúvidas quanto aos mandamentos três e quatro: as três cores incluem também os acessórios? Explico: hoje estou com uma calça cinza, uma blusinha branca com um detalhinho de renda no decote e um cardigã verde (com um pouco de brilho) e com um sapatinho peep toe azul marinho bem escuro. Tá over? Teria que ter posto um sapato neutro? ou repetido o verde?
    Mudando de assunto, adorei o agradecimento de vocês, vocês são umas fofas. Beijos e muito boa sorte com o novo layout.
    Maria Luiza

  • Deveriaestarestudando disse:

    18 de 05 de 2009 às 17:45

    Gente, que ótimo texto.
    E essa foto?
    Rosa com cinza é tudo!
    E esse sapato rosa? já tava querendo um, agora então…
    bjks.
    :)
    Mel

  • Fernanda disse:

    18 de 05 de 2009 às 17:54

    juliana, um look “sem quebra de cor na cintura” é monocromático, quando as partes de baixo e de cima do visual têm a mesma cor – ou tem cores diferentes em tonalidades semelhantes. sabe como?
    malu, o grupo de três cores inclui os acessórios sim – três cores no máximo no look todo. foi um chute esse número, mas quanto mais neutro e menos colorido, mais sofisticado – de regra. e isso varia de pessoa pra pessoa: no meu caso, eu uso tanta cor-colorida que se eu resumisse, num mesmo look, três cores COLORIDAS, ainda assim pareceria mais sofisticado, entende? tem que manipular essas “regrinhas” pra que cada um tenha a sua própria regra, moldada de acordo com seu próprio estilo. e no seu look eu Não achei que ficou over não! marinho é neutro, sabia? um super neutro bom, inclusive!

  • Ana Carolina disse:

    18 de 05 de 2009 às 18:36

    Fernanda entenda como um elogio pois eu ADORO esquadrão da moda e a Isabela Fiorentino, do mesmo jeito que ADORO este blog!!!!
    Bjs
    Carolina

  • Juliana Rocha disse:

    18 de 05 de 2009 às 18:54

    Obrigada Fernanda :) Agora entendi.
    Bjs!

  • Karina disse:

    18 de 05 de 2009 às 20:42

    Meninas, adorei esse post. Acho que pra começar, ajuda um monte!!! Depois acho que a gente vai se arriscando mais, certo?
    Agora me digam, para quem só pode trabalhar em preto, com algum branquinho, como faz pra seguir um estilo??? Eu não tenho quase nada preto no meu guarda roupa, branco tbm não. Agora percebo o quanto sou uma pessoa colorida e estampada!!! Já sinto um peso na minhas costas ter que ir trabalhar TODO DIA de preto. Como faz meninas??? Bjos

  • Fernanda disse:

    18 de 05 de 2009 às 21:15

    karina, pra te aconselhar a gente precisaria saber mais. só pode preto ou pode neutro/escuro? mas ó, tem esses dois posts que podem te dar uma luz, vê lá:
    http://www.oficinadeestilo.com.br/pretinhos-nada-nada-nada-basicos/
    http://www.oficinadeestilo.com.br/pra-fazer-o-look-preto-total-funcionar/
    http://www.oficinadeestilo.com.br/estilosas-tambem-no-escritorio/
    e boa sorte!

  • FABI disse:

    18 de 05 de 2009 às 21:22

    ADOREI O LOOK DA FOTO!! A SAIA É LINDA!!

    BJOS FABI!!

  • Maria Luiza disse:

    18 de 05 de 2009 às 22:24

    Fê, super obrigada pela resposta didática. Vcs são demais! Bjs

  • Simone do BrUsaConnection disse:

    18 de 05 de 2009 às 22:25

    Como sempre dicas MARAVILHOSAS!
    Desde que descobri vcs tenho que passar por aqui todos os dias. Muitas vezes não deixo comentá rio. Mas, como posso perder os tips que vcs dão?! No way! rsrs
    Boa Noite e até amanhã.

    Si *!*

  • vitor disse:

    19 de 05 de 2009 às 01:46

    amiga, por favor, a sua opinião é valiosa também, me fez refletir, pensar sobre o assunto, não se subjulgue não, acho que só consegui fazer aquele post porque tive um diálogo com você, isso é muito mais importante do que saber quem tem ou não razão sobre tal assunto.
    bjs e te adoro

  • Gabi Albuquerque disse:

    19 de 05 de 2009 às 08:26

    Adoreiiiii!!!!!!!!

    Vocês são MARA mesmo!

    Bjokas

  • Ana Helena disse:

    19 de 05 de 2009 às 09:40

    Eu adoro estas dicas!!!

  • Na disse:

    19 de 05 de 2009 às 11:07

    Adorei as dicas! Ultimamente, estou usando mto a nº 2! Looks monocromaticos são tudo! Minhas pernas parecem maiores (eu combino com um saltinho 4!), eu fico mais alta, mais magra e mais chique!
    Comprei um coletinho de pele (fake!!! não curto pele de verdade!), para sofisticar minhas noites de inverno!

  • Marcela de Vasconcellos disse:

    19 de 05 de 2009 às 12:34

    UAU!

    Amei o post, é o que tento fazer todo dia…fiquei passada!!!

    Estou tentando adaptar meu guarda roupa porque meu estilo é mais formal que o da maioria das meninas, mas meu ambiente de trabalho não é tããão formal assim. Como eu e as meninas daqui somos “meio” peruinhas acabamos montando nosso dresscode…semrpe tem uma coisinha mais formal (tipo um blazer, um lenço, um acessório) misturado com algo mais informal(jeans, camiseta, minhas meia calças rendadas…).

    Oficina de Estilo= fada madrinha!!!

  • Marta Dall'Olio disse:

    19 de 05 de 2009 às 13:50

    Nossa!!!
    Posts com este são meu favoritos!!!!
    Alguns desses mandamentos já são fraquentes no meu dia a dia(como “cores neutras na roupa e acessórios coloridos” e “materiais de qualidade”), mas não tinha pensado neles como sofisticadores, adorei. Jeitinho sempre prético de explicar para outras mulheres…
    E ainda não bastasse o post ótemo, ainda vem a Fernanda tirando dúvidas da gente e explicando mais coisas legais – como no caso de misturar cores no look se usando como exemplo – e simplificando tudo o que poderia ser difícil.
    Vcs sempre me supreendem (no bom sentido)!!!!!!!!
    Obrigada mais uma vez e sempre…
    Beijos

  • Cristina Uetake disse:

    19 de 05 de 2009 às 15:22

    Fê e Cris, já me perdi em tantas matérias boas daqui do Oficina. Tô pra perguntar se vai ter um SEARCH no layout novo… rsrrs
    É que tem tantos ASSUNTINHOS ÓTEMOS que vai ficar mais fácil da gente procurar pra consultar SEMPRE!!! Se eu fosse imprimir todos os posts úteis como esse já teria montado UM LIVRO!!!! rsrsrs
    Grandes e maravilhosas dicas SEMPRE…. Adoooooooooro!
    Bjuuuuuus

  • Gabriela disse:

    19 de 05 de 2009 às 19:00

    ameiii
    vou passar as dicas pra minha mãe ja!!
    =]]
    Gabi

  • weno disse:

    27 de 05 de 2010 às 18:00

    fe, eu consigo ler o texto ouvindo tua voz! haha.

  • Jennifer disse:

    27 de 05 de 2010 às 18:02

    Adoro tudo que vocês falam aqui, e adorei mais essas dicas. Tem coisa que é obvio e que agente sempre soube mas que nunca poen em prática, acho bacana ter vocês pra estar sempre relembrando afinal são tantas coisas que não tem como lembrar de tudo ao mesmo tempo.
    Adoro vocês mesmo, quando entro no twitter e vcs não estão falando algo bate ate um vazio, uma tristeza…

    adoro vcs mesmo
    tudo de melhor
    continuem assim

    beijosss

  • Clauky Boom disse:

    07 de 07 de 2010 às 16:08

    Belo artigo. É bom ver que estou no caminho certo :)
    Detlahe: percebia que ficava bem roupa neutra com acessórios coloridos, mas não sabia bem porque, agora tá tudo explicadinho aqui. Parabéns!

  • Rosanne Echebarrena disse:

    07 de 07 de 2010 às 17:27

    Olá, falando nisso, gostaria de uma “mãozinha”,rs. No final do mês, tenho um casamento. Será às 19 hrs. Tenho um longo tomara que caia, muito lindo, de cetim azul, escuro. Estou em dúvida em relação aos acessórios.Sandalia nude fica bem? Não quero nada prata ou azul. E brincos com pedras coloridas, fica bem?! Adoraria se pudessem me ajudar..Beijocas

  • Lu Eloi disse:

    06 de 04 de 2011 às 09:54

    Meninas,

    vcs arrasam! MAis um post ótimo e super útil que vai pra minha pastinha de dicas suas…coleciono!!!

    bjs

  • Mariah disse:

    30 de 10 de 2011 às 21:10

    Meninas!! nao consegui ler nenhuma das regrinhas la em cima, a pagina fica em branco.
    GRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

  • Karin disse:

    23 de 02 de 2012 às 12:43

    Adorei q vcs tão atualizando os posts! Tem tanta coisa no blog SUPER importante q a gente aprende, mas o tempo vai fazendo esquecer. :(
    Estou precisando de ajuda com uma peça, se puder me dar uma orientação Fê:
    Comprei há uns 2 anos uma saia reta de linho marrom (ela não é tão feia qto parece ta ^^). O tecido é bonito, mas a modelagem… por ser reta, por terminar logo abaixo do joelho, por ter cintura no lugar… não consigo usar ela sem ficar quadrada d+ ou meu noivo me dizer q pareço uma evangélica. Penso mto em como compôr looks com ela, mas preciso d ajuda pq não tá fácil mesmo! Custou caro d+ pra eu desfazer dela! u.u
    Mto obrigada se puder me ajudar!
    xoxo!

  • ivani disse:

    24 de 02 de 2012 às 21:32

    tô sempre me exercitando por aqui e tbm exercitando minhas clientes e amigas :) …rs
    obrigada meninas ! esse texto esta exelente !

    preciso de ajuda … por recomendaçao medica terei que usar tênis sempree!
    aí aí …como ficar elegante de tenis ? que tal um post sobre o assunto ? desde já agradeço ! bjokas e bom fds a tds

  • Marcia disse:

    29 de 02 de 2012 às 08:11

    Meninas, uma falha técnica ou mensagem subliminar? Cliquei no link: “seis jeitos de parecer mais magrinha”e a resposta foi: “nothing found for blog”. Mas tem jeito, né? Rs! Beijones prá vcs, adoro o blog!

  • Bianca disse:

    27 de 06 de 2012 às 13:02

    Vocês sempre nos salvando hein??
    Amei as dicas, e amiei esta imagem também!!

    Beijos♥

  • kaly disse:

    19 de 10 de 2012 às 22:51

    amei essa maquiagem e as dicas são espetaculares! ameiii

Deixe seu comentário

Conecte-se através de uma de suas contas ou preencha seus dados abaixo!